O Centro de Monitoramento da Dengue começa a receber pacientes diagnosticados com a doença a partir da manhã desta quinta-feira, dia 6, em Sorocaba. Administrado pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), o local fica atrás da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste e concentrará os casos encaminhados de outras unidades, tanto da rede pública quanto da rede privada, que possuam a guia de referência ou o cartão de suspeita de dengue.
A Prefeitura fez um aditivo de contrato no valor de R$ 1 milhão para que a entidade, que já administra a UPH da Zona Leste, colocasse em operação o centro 24 horas, pelo período de 90 dias.
O Centro de Monitoramento da Dengue terá, segundo exigências da Prefeitura ao BOS, no mínimo dois médicos de plantão, num atendimento 24 horas, além de toda a equipe de enfermagem necessária para tratamento e monitoração dos doentes. São 30 leitos disponíveis para hidratação, sendo 27 poltronas e três macas, além de uma outra maca disponível para casos emergenciais.
A unidade funciona na rua Carlos Sonetti, 814, Jardim Prestes de Barros. Além do novo Centro, o BOS também irá reforçar o número de leitos da UPH Zona Leste, com a implantação de mais 20 deles nos próximos 30 dias, sem qualquer custo adicional para a administração municipal.