Busca
Reunião

Centrais denunciam abusos de alguns procuradores do Ministério Público do Trabalho

Os sindicalistas entendem que algumas atitudes tomadas são para enfraquecer os sindicatos e a classe trabalhadora

Imprensa SMetal
Imprensa SMetal
Reunião aconteceu no auditório da sede de Sorocaba do Sindicato dos Metalúrgicos

Reunião aconteceu no auditório da sede de Sorocaba do Sindicato dos Metalúrgicos

Lideranças de centrais sindicais reuniram-se, na segunda-feira, 16, no Sindicato dos Metalúrgicos, para discutir providências contra medidas que alguns procuradores do Trabalho vêm adotando e que, segundo sindicalistas, tem o objetivo de enfraquecer a organização dos trabalhadores.

Segundo as centrais, vários sindicatos da região têm sido multados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) devido à aplicação de taxas sindicais previstas em Convenções Coletivas.

Os sindicalistas reclamam que os procuradores ignoram decisões de assembleias, de acordos coletivos e até de termos assinados com o próprio MPT para perseguir sindicatos.

Para as centrais, esses procuradores estariam mais empenhados em promover o desmonte de sindicatos de trabalhadores do que em apurar e penalizar irregularidades cometidas por empresas.

Três Poderes
“Na Constituição brasileira, pela qual os trabalhadores lutaram para que fosse democrática, existem três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Não existe o quarto poder, que alguns procuradores tentam exercer indevidamente”, afirmou o deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

O gerente regional do trabalho, Vitório José Cattai, que representa o Ministério do Trabalho na região, também declarou apoio aos sindicatos.

Os sindicalistas vão relacionar os casos de abusos e levá-los ao Conselho Nacional de Justiça e ao Congresso Nacional.

Participaram da reunião, organizada pelo Conselho Sindical Regional de Sorocaba, representantes da CUT, CTB, Força Sindical, UGT e CSP, além de sindicatos e federações de diversas categorias profissionais.

tags
Centrais Sindicais democracia gatai Ministério Público mtp multas Reunião
VEJA
TAMBÉM