Busca
Reciclagem

Ceadec lança Projeto Cata-Vida 2012

Durante o evento houve exposição de fotografias das lutas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Rede Solidária Cata-Vida

AI/Ceadec
AI/Ceadec
Durante o evento houve exposição de fotografias das lutas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Rede Solidária Cata-Vida

Durante o evento houve exposição de fotografias das lutas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Rede Solidária Cata-Vida

O Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) lançou nessa quarta-feira, dia 31 de outubro, na Câmara Municipal de Sorocaba, o Projeto Cata-Vida 2012. A solenidade contou com a presença de cerca de 350 pessoas entre prefeitos e vereadores atuais e eleitos de dezoito municípios, secretários municipais, bem como representantes de órgãos públicos, de sindicatos, de ong’s de Sorocaba e Região, e de redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Campinas e São Paulo e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Esteve presente também o gestor da Petrobras, Marcello Nunes Brandão, e catadores e catadoras participantes do Projeto Cata-Vida 2012 por meio das cooperativas com atuação em Rede nos municípios de Sorocaba, Capão Bonito, Itararé, Itapetininga, Guapiara, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Salto de Pirapora, Itapeva, Itaí, Riversul, Campina do Monte Alegre, Sarapuí, Ribeirão Branco e Ribeirão Grande/Núcleo Coamari.

O novo Projeto Cata-Vida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania, receberá cerca de 1,1 milhão de reais e tem o objetivo de reaplicar a tecnologia social de cooperativas de catadores de materiais recicláveis com atuação em Rede Solidária nos municípios de Riversul, Campina do Monte Alegre, Sarapuí, Ribeirão Branco e Ribeirão Grande.

O projeto prevê a aquisição de veículo e equipamentos e o desenvolvimento de um processo de formação e capacitação dos catadores, visando a implantação e/ou ampliação da coleta seletiva nos municípios e o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos dos catadores envolvidos e atuantes em Rede.

Atuação cidadã

Todo o esforço do Ceadec, das atuais cooperativas e das novas organizações que se integrarão à Rede Solidária Cata-Vida será direcionado para a ampliação da coleta seletiva nos municípios da região, a garantia da inclusão de novos catadores, a geração de renda, a atuação cidadã, a qualificação profissional, o fortalecimento dos empreendimentos solidários dos catadores em Rede e a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos nas cidades.

“Esse projeto é um instrumento para ampliar ou implementar programas de coleta seletiva nos municípios. Estamos nos colocando à disposição para juntos construírmos melhorias na nossa região e podermos avançar na destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos, valorizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis, verdadeiros heróis e heroínas que atuam na preservação e conservação do meio ambiente com a prática da coleta seletiva”, disse a presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana.

“Realizando sonhos”

“É um prazer poder estar aqui representando a Petrobras nesse momento solene em que o lançamento do Projeto Cata-Vida 2012 é comemorado. Para nós é um orgulho ver tanta gente realizando sonhos. Porque são vocês catadores e catadoras que fazem a transformação acontecer. Nós temos orgulho de poder ter contribuído com vocês nessa transição”, disse o gestor da Petrobras, Marcello Nunes Brandão.

Geremias Ribeiro Pinto, prefeito do município de Piedade, representando os poderes públicos dos diversos municípios presentes, agradeceu aos catadores e catadoras pelo trabalho realizado: “Desde o início, foram muitas lutas e batalhas travadas através dessa parceria que é fundamental. Posso dizer que foi muito importante para o município de Piedade e para os outros que compõe a Rede Cata-Vida. Agradeço a vocês trabalhadores e trabalhadoras, catadores e catadoras do meio ambiente, isso nos orgulha tanto e faz com que todas as políticas públicas possam valer a pena”.

Retratos da luta

Durante o evento, além da apresentação do projeto, houve uma exposição de fotografias que apresenta a trajetória, de mais de uma década, repleta de lutas, avanços e desafios, dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Rede Solidária Cata-Vida.

Patrícia de Sene, catadora da Coreso, comemorou o avanço dos catadores e catadoras organizados em cooperativas nas diferentes fases do Projeto Cata-Vida: “Nós dominamos o ciclo da cadeia produtiva da reciclagem dos polímeros PP E PE e somos protagonistas de todo este processo, começando pela coleta dos materiais, a triagem, passando pelo armazenamento, o beneficiamento, o transporte, até a comercialização da matéria prima. É com imenso orgulho que destacamos a conquista deste sonho: nós catadores da Rede Cata-Vida somos verdadeiros empreendedores solidários e somos também recicladores!”.

Após a solenidade, representantes do poder público e catadores e catadoras dos cinco novos municípios e das redes de cooperativas de catadores de São Paulo e Campinas, entre outras autoridades, visitaram a Divisão Polímeros – Unidade de Beneficiamento dos Polímeros PP e PE, acompanhados de representantes do Ceadec e das demais cooperativas da Rede Cata-Vida, seguindo para o almoço de confraternização entre todos os participantes do evento.

tags
cata-vida catadores ceadec coleta seletiva reciclagem
VEJA
TAMBÉM