No combate a criadouros de larvas do mosquito transmissor de dengue é preciso estar atento ao acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, latas, baldes, ralos e qualquer outro objeto.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) reforça a importância da participação de toda a população na fiscalização também. “É preciso ter cuidados com a família e também checar se no bairro não há poças de água, caixas de água, contêineres de lixo abertos ou qualquer outra situação que contribua com a proliferação da doença”, ressalta o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva.
Alerta total
Já passam dos 2,4 mil casos de dengue em Sorocaba e uma morte por causa da doença já foi confirmada. O secretário da saúde Francisco Fernandes chegou a afirmar que em três meses pode chegar ao número de 15 mil casos da doença, se ela continuar avançando com essa rapidez.
Os agentes de saúde de Sorocaba solicitam aos sorocabanos que façam a vistoria semanal nos imóveis.
Para esse controle é possível utilizar um modelo de relatório disponível no site www.sorocaba.sp.gov.br/dengue. No mesmo endereço eletrônico o cidadão pode conferir vídeos, folhetos e cartazes da campanha de prevenção promovida pela Prefeitura, ou ainda obter mais informações sobre prevenção e sintomas da dengue, assim como do mosquito transmissor.
Em Votorantim
Devido a evolução repentina de casos da doença a cidade de Votorantim, onde passam de 100, decretou estado de emergência. Um projeto de lei deve ser elaborado para criar uma multa para os moradores que comprometerem as ações de combate à dengue e colocarem em risco a saúde pública.
Denuncie
Em Sorocaba, para quem quiser denunciar uma situação irregular em terreno deve ligar para 156. Já para tirar dúvida ou denunciar possíveis focos do mosquito deve ligar para a Zoonoses no telefone: (15) 3339-9244.
Em Votorantim, o munícipe pode fazer denúncias pelo telefone: (15) 3353-8731/8732, do Serviço Integrado de Informação ao Cidadão.