A partir do próximo dia 27 de março, a emissão de Carteira de Identidade em Sorocaba será feita exclusivamente no Poupatempo. As Casas dos Cidadão, onde também era possível requerer o documento, passarão a fazer apenas o agendamento inicial para o pedido na unidade que funciona ao lado do Terminal São Paulo.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, a decisão foi tomada após análise cuidadosa da situação, tendo em vista que a criação do Poupatempo supriu a maior parte da demanda do município.
Segundo a prefeitura, nas Casas do Cidadão, a espera pela emissão do documento leva, em média, quatro meses. No Poupatempo, um RG fica pronto num período de três a quatro semanas.
A partir do dia 27 de março, o munícipe que não dispõe de acesso à internet poderá usar a estrutura da Casa do Cidadão para agendar o atendimento inicial no Poupatempo, unidade do Governo do Estado de São Paulo responsável por todo serviço de emissão do RG. “O Poupatempo está completamente equipado para prestar esse serviço, em termos de pessoal e equipamentos, inclusive oferecendo agendamento presencial, telefônico ou pela internet, o que resulta em um prazo muito menor de atendimento”, reitera.
A Polícia Civil é a responsável pela emissão de RGs solicitados atualmente por intermédio das Casas do Cidadão, embora utilize estrutura física, funcionários, insumos e malote da Administração Municipal. A prefeitura encaminhou documento à Delegacia Seccional de Sorocaba para oficializar a mudança.