Busca
Consciência Negra

Capoeira e dança dos orixás encerram homenagem à Consciência Negra

O evento que celebra a Consciência Negra, promovido pelo SMetal, foi realizado sexta-feira, dia 28, e contou com a apresentação de danças afro-brasileira, do grupo Abayomi'n e roda de capoeira

Imprensa SMetal
Vagner/Imprensa Smetal

A abertura do evento foi com o Nacional de Capoeira. Há 38 anos em Sorocaba

O evento que celebra a Consciência Negra, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), foi realizado na ultima sexta-feira, dia 28, e contou com a apresentação de danças afro-brasileira, do grupo Abayomi’n; roda de capoeira, do grupo Nacional de Capoeira; e dança dos Orixás, com as comunidades Ilê Alaketu Axé Omo LogunEdé, LaigboOnirêAlaketu e Ilê Alaketu Ase Omin’la. O evento, que aconteceu na sede do SMetal em Sorocaba, contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

A abertura do evento foi com o Nacional de Capoeira. Há 38 anos em Sorocaba, o grupo é liderado pelo mestre Eduardo Alves Santos (conhecido como mestre Falco), 56, e conta com cerca de 150 integrantes. Nascido em São Paulo, o mestre Falco viu em Sorocaba a oportunidade para realizar seu sonho, de criar um grupo de capoeira “Quando cheguei a Sorocaba, em 1976, quase não tinha capoeira e foi então que comecei a dar aula no Cordão de Ouro e, em 1978, montei meu grupo, o Nacional de Capoeira.”

A segunda apresentação ficou por conta do grupo de danças afro-brasileira Abayomi’n. Criado em maio de 2014, o grupo resgata danças da cultura africana e afro-brasileira, como Ijexá, Afroxé e Samba de Roda. Liderado por Maria de Lourdes, 34, o Abayomi’n possui nove integrantes. “Qualquer pessoa pode fazer parte da nossa comunidade, independente de sua cor, credo ou religião, buscamos sempre resgatar as tradições e cultura africana”, diz Maria.

A terceira e última apresentação foi a Dança dos Orixás, com os grupos Ilê Alaketu Axé Omo LogunEdé, LaigboOnirêAlaketu e Ilê Alaketu Ase Omin’la. Eles apresentaram danças dos Orixás, cultuados pelo Candomblé (religião afro-brasileira). Os grupos existem há mais de 30 anos em Sorocaba.

Capoeira e dança dos orixás encerram homenagem à Consciência Negra

tags
Abayomi'n Afro-brasileiro Grupo Nacional de Capoeira Ilê Alaketu Ase Omin'la Ilê Alaketu Axé Omo LogunEdé LaigboOnirêAlaketu Mestre Falco Orixás SMETAL
VEJA
TAMBÉM