Metalúrgicos da CUT

Campanha Salarial: pauta de reivindicação é entregue às bancadas patronais

Em breve, a FEM-CUT/SP e o SMetal darão início às negociações por valorização dos salários, do teto, além de melhorias nas questões sociais, especialmente referentes à proteção da mulher

Daniela Gaspari e Caroline Queiróz Tomaz / Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz / Imprensa SMetal

Além do reajuste salarial, no Grupo 2 (máquinas, equipamentos e eletrônicos), a Federação dos Metalúrgicos está apresentando melhorias nas cláusulas de proteção à mulher trabalhadora

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e os Sindicatos filiados realizaram nesta quinta-feira, dia 6, a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023 às bancadas patronais do Sicetel, Siescomet, Siniem, Sindratar, Sifesp, Fiesp (Grupo 10 e Aeroespacial), Grupo 8.3 (Simefre, Sinafer e Siamfesp), Sindicel, G2 (Sindimaq E Sinaees) e Grupo 3 (Sindipeças, Sinpa e Sindiforja). Nas montadoras, as negociações da data-base ocorrem por fábrica.

Segundo Leandro Soares, presidente do SMetal, as negociações deste ano ocorrerão dentro de um cenário bastante desafiador. “Estamos num momento em que o país passa por uma reconstrução de políticas públicas e, principalmente, de fortalecimento da indústria. E não há crescimento econômico sem a participação dos trabalhadores e é exatamente por isso que nós, metalúrgicos da FEM-CUT/SP, iremos trabalhar muito para mobilizar as nossas bases para garantir avanços à categoria”, assegura.

Ele destaca ainda que, diferentemente dos anos anteriores em que a situação era de inflação alta corroendo o bolso do trabalhador, a conjuntura atual é de inflação controlada e baixa. Isso significa que os trabalhadores têm mais acesso à alimentação e bens de consumo, o que é extremamente importante.

“Só que não é porque a inflação está baixa, que não faremos a luta. Por isso, contamos com cada metalúrgico e cada metalúrgica para unificarmos forças nessa luta pela manutenção dos nossos direitos e, acima de tudo, pela conquista de aumento real no salário”, completa.

Desde a última data-base, entre setembro de 2022 e junho de 2023, a categoria acumula 4,05% de perdas com a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de junho será divulgado dia 11 de julho.

Principais reivindicações para 2023

De acordo com o presidente da FEM-CUT/SP, Érick Silva, um dos principais objetivos dos representantes dos metalúrgicos para este ano é defender a valorização dos pisos e tetos e buscar mecanismos para o enfrentamento da rotatividade.

“Temos uma rotatividade que varia entre 20% e 30% no Estado de São Paulo. Isso tem que ter um caminho para o fim e precisamos construir isso, juntos, nessa Campanha Salarial. Temos a unidade dos 13 sindicatos, que representam 56 cidades, e todo mundo muito preparado para lutar e conquistar o que virá pela frente certamente”, assegura Érick Silva.

Outro destaque das negociações de 2023 será a busca por melhorias nas cláusulas sociais específicas para as trabalhadoras metalúrgicas. A reivindicação veio por meio do Coletivo de Mulheres da Federação e do SMetal, que apresentaram algumas alterações de redação à CCT do Grupo 2 – bancada patronal com maior participação feminina com negociação da pauta cheia (cláusulas sociais e econômicas).

Entre as principais reivindicações estão: mudanças referentes às ausências justificadas, de proteção ao trabalho e, principalmente, sobre plano de carreira, para que a licença-maternidade não afete a ascensão da mulher na política salarial da empresa e nem em futuras promoções.

“Estamos reivindicando melhorias para as trabalhadoras metalúrgicas, milhares de mães e mulheres, para que elas tenham um maior suporte no ambiente de trabalho, se beneficiando ainda mais desse grande ‘guarda-chuva’ em defesa de direitos que é a Convenção Coletiva de Trabalho”, enfatiza Priscila da Silva, diretora executiva da FEM-CUT/SP e dirigente do SMetal.

Próximos passos

O presidente da FEM-CUT/SP explica que, entregue as pautas de reivindicações, a Federação e os Sindicatos de Metalúrgicos filiados aguardam a confirmação das datas por parte das bancadas patronais para dar efetivamente início às negociações. “A partir de agora, é importante que o trabalhador no local de trabalho esteja atento aos informes do Sindicato, às assembleias, para saber como estão caminhando as discussões. Vamos juntos rumo à vitória em mais esta Campanha Salarial”, conclui Érick Silva.

Arte: Cassio Freire

Entenda como serão as negociações da Campanha Salarial 2023

Confira abaixo quais são a divisão dos grupos metalúrgicos na Campanha Salarial 2023:

SICETEL: trefilação e laminações de metais;
SIESCOMET: esquadrias e construções metálicas;
SINIEM: estamparia de metais;
SINDRATAR: refrigeração, aquecimento e tratamento de ar;
SIFESP: fundição;
GRUPO 10: lâmpadas; equipamentos odontológicos; mecânica; material bélico; entre outros – especialmente pequenas e micro empresas;
AEROESPACIAL: construção de aeronaves, equipamentos gerais aeroespaciais e aero peças;
GRUPO 8.3: SINAFER (ferros, metais e ferramentas), SIAMFESP (artefatos de metais não ferrosos) e SIMEFRE (equipamentos ferroviários e rodoviários);
SINDICEL: condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos;
GRUPO 2: SINDIMAQ (máquinas e equipamentos) e SINAEES (aparelhos elétricos e eletrônicos);
GRUPO 3: SINDIPEÇAS (autopeças), SINPA (porca e parafusos) e SINDIFORJA
MONTADORAS: Negociações por fábrica. Ex. Toyota negocia individualmente.

Sobre a Campanha Salarial 2023

O tema das negociações deste ano será “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia” e eixos aprovados são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

Adonis Guerra/SMABC

A FEM-CUT/SP é composta por dirigentes de 13 Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que representam 56 cidades

campanha coletiva convenção cut federação fem metalúrgico mulher patronal reajuste salarial salário sindicato SMETAL Sorocaba