Mais três empresas de Sorocaba receberam assembleias de Campanha Salarial nesta quarta a sexta-feira, dias 21 a 23. Na Schaeffler e Revo, as ações foram coordenadas pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho). Enquanto na Nipro, o diretor executivo Francisco Lucrécio Junior Saldanha foi responsável por conversar com os metalúrgicos.
Somadas as três empresas, mais de 3.900 trabalhadores foram impactados por meio das assembleias. “Não é apenas o reajuste que está em jogo neste ano, mas também as cláusulas sociais e, mais que isso, toda a Convenção Coletiva de Trabalho. Por isso, a mobilização e o empenho dos trabalhadores é fundamental para avançarmos”, destaca o vice-presidente do SMetal.
Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.
A data-base dos metalúrgicos do estado de São Paulo, que estabelece um prazo para que as negociações coletivas entre os grupos patronais e a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) cheguem a acordos, se encerra no próximo dia 1º de setembro.
A partir de setembro, caso não haja propostas a serem apresentadas para os trabalhadores, o SMetal passará a negociar individualmente com as empresas, estabelecendo um novo patamar para as reivindicações, exigindo que os reajustes nos salários sejam acima da inflação acumulada a cada mês.
Na próxima semana, entre os dias 28 a 30 (quarta a sexta-feira), o SMetal realizará uma assembleia geral extraordinária, para que os trabalhadores votem e decidam sobre os próximos passos da Campanha Salarial 2024. Mais informações no edital publicado nesta sexta-feira, 23, e na próxima edição da Folha Metalúrgica.
Saiba mais como foram as assembleias na galeria de fotos: