Em um cenário ainda adverso, de inflação descontrolada e aumento generalizado nos preços de itens básicos, chegou a hora dos metalúrgicos e metalúrgicas de Sorocaba e região votarem a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022.
Desde setembro de 2021, quando se definiu a data-base metalúrgica, as perdas com a inflação já somam 7,54%. No ano passado, no mesmo período, o INPC acumulado era de 6,28%.
E não é só isso, tudo está mais caro e pesando no bolso dos trabalhadores. Para se ter uma ideia, de janeiro a março, a gasolina subiu até 10,77% e o gás de cozinha aumentou 9,09%. Isso sem contar a cesta básica sorocabana, que consome 85% do salário mínimo.
Por isso, o tema escolhido pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT) e os sindicatos filiados é “Juntos pela reconstrução dos direitos, dos salários, da democracia e do país”. Além disso, os eixos definidos foram: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), manutenção dos direitos e reindustrialização do país.
“Mais uma vez, temos um grande desafio pela frente. Temos que lutar pela recuperação do nosso poder de compra e também estabelecer a manutenção e avanços nas Convenções Coletivas, que são fundamentais para os direitos da categoria”, explica Adilson Faustino, secretário de finanças da FEM/CUT.
Para Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, será preciso muita disposição para reivindicar melhorias. “Pelo segundo ano, temos o indicativo de ter nossa data-base passando dos 10% e não será nada fácil negociar reajuste que reponha as perdas e, ao mesmo tempo, mantenha os direitos. As bancadas patronais sempre relutam nas mesas de negociações. Por isso, temos que estar unidos e mostrar nossa capacidade de mobilização para mais uma Campanha Salarial vitoriosa”.
Leandro Soares, presidente do SMetal, reforça a importância da união e mobilização dos trabalhadores na Campanha deste ano. “No ano passado, enfrentamos as tentativas das bancadas patronais em oferecer reajuste abaixo da inflação e, até mesmo, parcelado em três vezes. Mas nossa categoria mostrou união e garantiu força para a FEM/CUT e o SMetal pressionarem na hora das negociações. Foi assim que tivemos todos os reajustes pagos em uma só vez cobrindo totalmente a inflação e, em vários casos, chegando a aumento real”, lembra.
Assembleia híbrida
Para que a categoria possa deliberar sobre o tema, os eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022, o SMetal realiza, na próxima semana, uma assembleia híbrida – online e presencial. A votação pela internet começa às 8h de quarta-feira, dia 4 de maio, e termina às 17h de sexta-feira, 6. O link será disponibilizado no Portal SMetal.
A assembleia presencial começa a partir das 18h de sexta-feira, 6, e será realizada na sede do Sindicato, que fica na rua Julio Hanser, 140, próxima à rodoviária de Sorocaba. Todos os trabalhadores da base do SMetal devem participar, seja associado ou não.