Os trabalhadores da Clarios, empresa de sistemas de baterias em Sorocaba, aprovaram um aumento real nos salários de 6,14% e um vale-compras de R$ 500, em assembleias realizadas nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8. A votação contou com a participação dos quatro turnos, mais o administrativo.
A conquista de reajuste salarial foi possível graças à mobilização dos trabalhadores e ao empenho do Comitê Sindical da Empresa (CSE), que não mediu esforços para negociar propostas que melhor atendessem aos interesses da categoria. O CSE Clarios é formado pelos dirigentes Agnaldo José Bastos (Huga), Elessandro Souza da Silva Maciel (Neguinho), Everton da Silva Souza (Beiço) e Joel Américo de Oliveira, além de Antonio Welber Filho (Bizu), que também faz parte da diretoria executiva do SMetal.
O benefício salarial já está disponível para os trabalhadores agora, em dezembro, finalizando o complemento no próximo mês, enquanto o vale-compras será pago em janeiro de 2024.
“O resultado que conquistamos na Clarios é muito importante para a categoria metalúrgica. Agora, temos mais uma empresa de nome e peso com negociação fechada e, principalmente, mais trabalhadores com Convenção Coletiva de Trabalho garantida. Valeu a luta!”, disse Bizu.
A Clarios faz parte do Grupo 2 que, além de discutir as questões econômicas, como valorização dos salários, do piso e o fim do teto, é negociada também a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que ampliam os direitos dos trabalhadores metalúrgicos do Estado de São Paulo.