Pressão

Campanha Salarial 2024 terá mobilização em todo estado nesta semana

Realização de assembleias unificadas nos sindicatos da base da FEM-CUT/SP foi definida para quarta-feira (3)

Imprensa FEM-CUT/SP
Adonis Guerra

A FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados reafirmaram que a luta pela redução de jornada sem redução de salário continuará sendo uma das principais pautas da Campanha Salarial 2024.

Em reunião realizada na quinta-feira (27), a direção da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e representantes dos sindicatos filiados definiram para a próxima semana uma grande mobilização da Campanha Salarial 2024 nas empresas da base em todo o estado de São Paulo. As assembleias unificadas vão acontecer na quarta-feira (3).

O presidente da entidade, Erick Silva, explica que a mobilização da categoria é fundamental para garantir bons resultados das negociações.

“Nossos sindicatos estão empenhados em levar o debate da Campanha Salarial para as bases, dialogando com os trabalhadores sobre a importância da mobilização. Essas assembleias da semana que vem, a exemplo do ato de lançamento da Campanha, em Pindamonhangaba, mostra a força dos metalúrgicos, que estão sempre à disposição para lutar pela valorização”.

O sindicalista explica que, além das assembleias da próxima semana, um calendário de mobilização vem sendo construído com os sindicatos filiados à FEM-CUT/SP.

“A Campanha Salarial está na rua, na próxima semana também já daremos início às primeiras rodadas de negociação com as bancadas patronais. Vamos firme nesse compromisso de buscar aumento real nos salários e as Convenções Coletivas de Trabalho. Tudo isso só será possível com a participação dos nossos sindicatos e toda companheirada”, afirma ele.

Max Pinho, secretário-geral da entidade, destaca que a FEM-CUT/SP vai buscar fechar a Campanha Salarial 2024 o quanto antes. “Nossa meta é assinar as Convenções Coletivas no mês da nossa data-base, que é em setembro, para garantir os resultados para a categoria o mais cedo possível. Por isso, com ajuda dos sindicatos e a união dos metalúrgicos, vamos trabalhar para fechar as negociações até o final de agosto”.

Pauta de reivindicações

No encontro desta quinta-feira (27), os dirigentes fizeram uma avaliação da entrega da pauta de reivindicações, que já está nas mãos dos representantes de todas as bancadas patronais.

“Temos avaliado que, apesar de haver características diferentes, há um avanço em relação ao ano passado, quando as bancadas patronais foram bastante intransigentes nas negociações. Acreditamos que temos outro cenário e iremos avançar para ganhos da categoria”, enfatiza Claudião Batista, vice-presidente da FEM-CUT/SP.

Os sindicalistas também abordaram a necessidade de ampliar o debate sobre o piso salarial dos metalúrgicos, e forma que garanta um certo nivelamento entre os valores pagos nas diferentes empresas e regiões do Estado de São Paulo.

Além disso, o Dieese fez uma apresentação sobre os dados econômicos, que servem como uma importante base para as negociações da Federação na Campanha Salarial.

A FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados também reafirmaram que a luta pela redução de jornada sem redução de salário continuará sendo uma das principais pautas da Campanha Salarial 2024.

atos aumento real campanha salarial 2023 cláusulas sociais inflação mobilização reivindicação