Solidariedade

Campanha Natal sem Fome: SMetal realiza doação de 2.113 cestas básicas

Ação de solidariedade do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região arrecadou um total de 46 toneladas de alimentos, que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade do social

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
2.113 famílias serão beneficiadas com as doações das cestas básicas da Campanha Natal sem Fome

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região encerrou nesta sexta-feira, 23, a Campanha Natal sem Fome 2022 – Alimentando a Esperança com a distribuição de 2.113 cestas básicas, que serão destinadas para famílias em situação de vulnerabilidade social no município e na região.

Ao todo, a Campanha arrecadou 46 toneladas de alimentos. Cada família beneficiada receberá uma cesta básica que pesa cerca de 20kg contendo, itens como arroz, feijão, óleo, farinha, açúcar, entre outros, além de legumes, doados pela Movimento dos Sem Terra (MST) da região e livros.

A entrega das doações foi realizada nesta sexta-feira, 23, para 40 entidades cadastradas pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que farão a distribuição para as famílias mais necessitadas. As cestas básicas serão distribuídas nas cidades de Sorocaba, Araçariguama, Votorantim, Tapiraí, Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora, Piedade e Alumínio.

A Campanha Natal sem Fome 2022 contou doações de supermercados e empresas metalúrgicas, além de coleta no Coop Itavuvu e Árvore Grande e Makro e em diversos postos de arrecadação (veja a listagem abaixo). Dezenas de pessoas também doaram dinheiro, através do Pix.

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal

Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, o resultado da Campanha é bastante satisfatório. “Nós gostaríamos que não fosse preciso uma ação como essa, que as pessoas não estivessem precisando do que comer. Nossa esperança é por dias melhores, onde não falta um prato de comida na mesa das famílias. Enquanto isso não acontece, finalizamos mais uma Campanha Natal sem Fome com o sentimento de dever cumprido, superando a meta e podendo fazer o Natal de milhares de famílias um pouco mais feliz. Esse é nosso compromisso enquanto Sindicato Cidadão, que pensa a sociedade como um todo, para além do chão de fábrica”.

Leandro destaca ainda a importância das doações e dos voluntários. “Não fazemos nada sozinhos. Tivemos importantes doações de empresas, supermercados e de centenas de pessoas que doaram nos postos de arrecadação e pelo PIX. Tudo isso é fundamental para minimizarmos a fome que atinge tantas pessoas em Sorocaba e região. E tivemos dezenas de voluntários que doaram o seu tempo essa semana para montar as cestas básicas. Em nome da diretoria do Sindicato, só tenho a agradecer a todos por este grande gesto de solidariedade. Com certeza fará a diferença na vida de muita gente”.

O presidente do BAS, Tiago Almeida do Nascimento, enfatiza que é preciso pensar além das campanhas específicas para ajudar quem mais precisa. “Já não estávamos mais no Mapa da Fome, milhões de pessoas deixaram a miséria e tinham como se alimentar com dignidade. Mas com o golpe de 2016 e com o governo Bolsonaro, retrocedemos muito e a fome passou a fazer parte do dia a dia das famílias. O Natal sem Fome e o trabalho diário do BAS é apenas um alívio momentâneo. Nós continuamos na luta por políticas públicas que tragam dignidade para as pessoas, garantindo emprego, renda e um prato de comida na mesa. Esse é o compromisso social do SMetal todos os dias”.

Sobre o Natal sem Fome

A Campanha Natal sem Fome acontece desde 1994 por iniciativa do SMetal. Por 18 anos consecutivos, entre 1994 e 2012, a ação foi realizada na cidade e, foi suspensa por conta do crescimento econômico do país, que tirou milhões de pessoas da miséria.

No entanto, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar, o SMetal voltou a realizar a Campanha a partir de 2017.

Banco de Alimentos atua o ano todo

A partir da Campanha Natal sem Fome, o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) foi criado, em dezembro de 2005, com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. O SMetal é fundador e mantenedor da entidade.

Atualmente o BAS arrecada, higieniza e distribui aproximadamente 20 toneladas de alimentos por mês a milhares de pessoas carentes na região. Para saber mais, acesse: www.bancoalimentos.org.br

Doações em dinheiro

R$ 24 mil

Doações em alimentos