Será lançada na próxima quarta-feira, dia 13, a campanha Natal Sem Fome 2019, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba em parceria com outras entidades. A atividade acontece a partir das 19h, na sede do SMetal.
Na edição deste ano, os alimentos serão arrecadados por meio dos mutirões nos bairros e na porta de supermercados – que serão realizados por voluntários – nas fábricas metalúrgicas e nos postos fixos instalados pela cidade.
Todos os produtos arrecadados serão destinados ao Banco de Alimentos, que será responsável pelo cadastro das entidades que irão encaminhar as doações às famílias carentes da cidade.
O secretário de Administração e Finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, também presidente do Banco de Alimentos, explica que com o alto índice de desemprego, a fome voltou a bater na porta dos brasileiros.
“Atualmente, 104 milhões de brasileiros vivem com o equivalente a meio salário mínimo, ou seja, R$ 413 por mês. E em Sorocaba não é diferente, é só observar a quantidade de pessoas pedindo dinheiro nos semáforos pela cidade”, lamenta.
Ele conta que o atual cenário local e nacional é um dos principais motivos da retomada do Natal Sem Fome, que teve sua primeira edição em 1994, durou 19 anos consecutivos e voltou a ser realizada em 2017. “Nosso objetivo é proporcionar um Natal mais feliz, com comida na mesa, a milhares de sorocabanos”, completa.
A organização e coordenação da Campanha é do SMetal, mas outros parceiros já estão aderindo à ação de solidariedade, como entidades sociais e sindicais, a subsede da CUT Sorocaba, entre outras.