Busca
Busca
Saúde

Campanha do hospital vai percorrer Vitória Régia neste sábado

A concentração de voluntários no parque Vitória Régia será às 9h, em frente à Igreja Santa Maria dos Anjos. Objetivo é colher assinaturas de moradores em prol do hospital

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Todo final de semana voluntários percorrem bairros de Sorocaba pedindo apoios; neste sábado campanha será no Vitória Régia

Todo final de semana voluntários percorrem bairros de Sorocaba pedindo apoios; neste sábado campanha será no Vitória Régia

Os voluntários da campanha pela construção do Hospital Municipal de Sorocaba vão percorrer as ruas do parque Vitória Régia, zona norte da cidade, na manhã deste sábado, dia 24, para pedir a assinatura de moradores em prol do novo serviço de saúde.

O objetivo da campanha, coordenada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, é reunir 25 mil assinaturas de eleitores de Sorocaba para formular um projeto de lei de iniciativa popular. Esse projeto deverá ser votado pelos vereadores e encaminhado ao prefeito. Caso aprovado, a construção do hospital poderá fazer parte do Orçamento do Município para 2013.

A concentração de voluntários no parque Vitória Régia será às 9h, em frente à Igreja Santa Maria dos Anjos. Os cerca de 20 voluntários estarão identificados com um colete com a marca “Hospital Municipal de Sorocaba – Urgente”.

Os voluntários não estão autorizados a receber nenhuma doação material, nem dinheiro nem produtos, em nome da campanha. O único pedido é por adesão, gratuita, a um abaixo-assinado em prol do hospital. A coleta no Vitória Régia vai até às 14h30.

Para aderir ao documento é necessário ser eleitor de Sorocaba e saber o número do título eleitoral.

Balanço da campanha
Em três semanas de campanha pró-hospital, já foram coletadas 7.500 assinaturas; ou 30% do total da meta de arrecadação, que é de 25 mil assinaturas.

Para formular o projeto de lei de iniciativa popular é necessário obter o apoio de 5% do eleitorado; ou 20.600 assinaturas dos 412 mil eleitores de Sorocaba, conforme estimativa deste mês. “Mas como a campanha está em vários locais da cidade e pode haver equívocos no preenchimento da lista, nosso objetivo é coletar 25 mil assinaturas, para termos uma boa margem de segurança para o projeto”, afirma Adilson Faustino, sindicalista metalúrgico e um dos coordenadores da iniciativa.

O porquê do hospital
Atualmente já existe uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevendo a construção do hospital. Mas o prefeito Vitor Lippi (PSDB) já disse publicamente que não pretende efetuar a obra. A emenda do hospital foi apresentada pelo vereador de oposição Izídio de Brito (PT).

Diante da negativa do prefeito, entidades da sociedade civil decidiram organizar a coleta de assinaturas para pressionar o poder público e tentar garantir a implantação do hospital exclusivo para os sorocabanos, com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os coordenadores da campanha pelo hospital municipal afirmam não serem contra o novo hospital regional prometido pelo governo do estado e pelo prefeito, no final do ano passado, para atender aos sorocabanos. Mas consideram fundamental a cidade de Sorocaba, com 600 mil habitantes, contar também com um hospital próprio, municipal, para atender aos moradores locais.

tags
Hospital Municipal izidio saúde vitória régia
VEJA
TAMBÉM