Na noite de quarta-feira, dia 29, o plenário da Câmara Municipal de Sorocaba foi palco de um resgate histórico do papel da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no desenvolvimento da sociedade nos últimos 30 anos. A Central completou três décadas de existência no último dia 28 de agosto.
A sessão solene em homenagem à CUT foi organizada pelo vereador Izídio de Brito (PT) e reuniu pelo menos 200 pessoas, algumas delas ex-dirigentes e militantes que representam a construção da Central na região desde o início da década de 1980.
Izídio lembrou que a CUT nasceu enfrentando a ditadura militar, para redemocratizar o país. “A Central continua até hoje ao lado do povo brasileiro e em defesa dos excluídos, inclusive de outros países. A CUT tem como marcas a solidariedade e as lutas por melhores condições de vida e distribuição de renda”, afirmou o parlamentar.
Todos os sindicalistas locais que participaram da direção da CUT desde os anos 80 foram homenageados.
Exposição fotográfica
O evento também abriu uma exposição fotográfica no saguão da Câmara Municipal que reúne fotografias de sindicatos filiados à CUT na região. A exposição, que fica na Câmara até sexta-feira, dia 6, foi organizada pela Imprensa SMetal e é aberta ao público.
As fotos ficarão expostas até quinta-feira, dia 5, na Câmara Municipal de Sorocaba (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)