Sorocaba

Calendário de folgas 2023 é aprovado em assembleia na ZF do Brasil

Votação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18, e o acordo foi validado pela maioria dos trabalhadores; a direção do SMetal e os membros do CSE da ZF foram responsáveis por negociar a proposta

Foguinho/Imprensa SMetal
Votação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18

O acordo que estabelece o calendário de folgas em 2023 nos feriados (dias pontes) foi aprovado pelos trabalhadores da ZF do Brasil, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 18. A proposta foi negociada pela Comissão Sindical da ZF (CSE) e pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

De acordo com Anderson da Silva (Copinho), membro do CSE da ZF, a negociação traz tranquilidade para os trabalhadores organizarem os períodos de descanso ao longo do ano. “Principalmente em 2023, que muitas datas podem ser prolongadas, é fundamental esse acordo. Assim, todos podem planejar o que vão fazer nesse tempo livre, seja para descansar ou curtir momentos de lazer com a família”.

Copinho também explica que os metalúrgicos da ZF que trabalharem nos feriados e nos dias pontes receberão 100% da hora extra. “Se a fábrica precisa dessa mão de hora nos dias pontes, o pagamento tem de ser compensatório e, por isso, esse acordo é tão importante”.

PPR 2023

Durante a assembleia, os trabalhadores também aprovaram que os membros do CSE da ZF do Brasil continuem sendo seus representantes nas negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

“A fábrica não tem uma comissão de PPR e nós, do CSE junto da diretoria do SMetal, assumimos esse compromisso de lutar para garantir sempre melhorias nesse benefício. Após a aprovação dos critérios para as negociações do PPR 2023 pela categoria, daremos início às tratativas com a empresa”, diz Copinho.

assembleia Calendário 2023 feriados 2023 Folgas 2023 Metalúrgicos PPR 2023 Sorocaba Votação ZF do Brasil