Em assembleia eletrônica realizada entre os dias 25 e 26 de janeiro, os trabalhadores da YKK, fábrica de zíper de Sorocaba, aprovaram a proposta de calendário de compensação de folgas em feriados prolongados (dias pontes) para 2021. Durante a votação, os funcionários da empresa tiveram que decidir entre três opções negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Em uma votação acirrada, foi aprovada a proposta 2, com 123 (50,62%) votos. Portanto, ficou definido que, nos feriados que recaem em terça ou quinta-feira, será feita a troca pela segunda ou sexta-feira – exceto carnaval.
A proposta 1 contou com 109 (44,86%) votos e a proposta 3 foi a escolha de apenas 11 (4,53%) trabalhadores. Do total de 310 metalúrgicos aptos a votar, 243 (78,39%) participaram da assembleia eletrônica.
O diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Saldanha Junior, lembra que os acordos de calendário de folgas em feriados prolongados (dias pontes) são negociados pelo SMetal para que o trabalhador consiga organizar períodos de lazer com familiares e amigos daquele ano de forma antecipada. “No caso da YKK, ao invés de chegarmos com uma proposta fechada, decidimos apresentar três sugestões de acordo para que os trabalhadores decidissem qual atendia melhor as suas necessidades”, conta.
Assembleia eletrônica
Preocupada com a saúde e a segurança dos trabalhadores da categoria, em abril do ano passado, a diretoria do SMetal decidiu realizar assembleias à distância, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19 e garantir a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões. Até o momento, foram realizadas mais de 130 assembleias eletrônicas, que são totalmente seguras e sigilosas.