Os trabalhadores da ZF do Brasil e da Robert Bosch, em Sorocaba, aprovaram as propostas de calendário de compensação de folgas em feriados prolongados (dias pontes), negociadas pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e membros do Comitê Sindical das empresas (CSE).
As assembleias foram realizadas de forma eletrônica, pelo Portal SMetal, e ficaram disponíveis das 9h de segunda-feira, dia 15, até às 11h de quarta-feira, 17. A ferramenta de votação à distância foi desenvolvida pela entidade para evitar aglomerações, mantendo a participação dos trabalhadores nas tomadas de decisões, de forma transparente e democrática.
Na votação da ZF, 1266 trabalhadores estavam aptos a votar. Desses, 757 (59,79%) votaram na assembleia, sendo 702 (92,73%) favoráveis, 35 (4,62%) contrários e 20 (2,64%) abstenções.
Já na Bosch, 312 (58,21%) dos 536 funcionários participaram da assembleia eletrônica. 284 (91,03%) votaram sim à proposta, 19 (6,09%) não e 9 (2,88%) preferiram se abster da decisão.
Segundo o Simão Ramos de Almeida, membro do CSE da Bosch, durante as negociações, o Sindicato buscou maneiras do trabalhador poder emendar os feriados prolongados e, assim, programar momentos de lazer com familiares e amigos.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, que faz parte do CSE da ZF do Brasil Planta 2, lembra ainda que um dos papéis do Sindicato nas discussões do calendário “é negociar as melhores maneiras de compensar esses dias de folga, sem prejudicar o trabalhador”.
A ZF do Brasil e a Robert Bosch ficam na avenida Conde Zeppelin, em Sorocaba, e fabricam peças para veículos.