A Secretaria de Saúde de Sorocaba sofreu a segunda baixa no período de apenas sete dias. O médico Sérgio Alexandre de Oliveira, de 46 anos, deixou o cargo nesta quarta-feira (4) após ter sido indicado como titular da pasta há uma semana. Ele havia entrado na vaga da médica Janayne Andréia Marques de Faria, indicada em 3 de dezembro, que desistiu por problemas pessoais. A informação de mais uma alteração no primeiro escalão do governo José Crespo (DEM) foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do governo municipal.
Oliveira comunicou ao prefeito José Crespo, na tarde desta quarta-feira (4), que não continuará mais à frente da pasta por motivos pessoais. De acordo com ele, não será possível atender às exigências de dedicação exclusiva e de desvinculação de suas atividades anteriores, que são condição do prefeito para o exercício do cargo.
Janayne havia sido anunciada como a titular da Secretaria de Saúde de Sorocaba em 3 de dezembro de 2016. A médica disse ter desistido do cargo por ter perdido recentemente o irmão de 32 anos em um acidente e, posteriormente, descobriu que sua mãe foi acometida por um câncer e se mudará para Sorocaba, onde fará o tratamento ao lado da filha.
A secretária escolhida por Crespo era acusada de improbidade administrativa por ser sócia de uma empresa que venceu licitação na cidade de Araçoiaba da Serra, onde exercia a função de médica na rede municipal. Janayne relatou que havia pedido a retirada do seu nome da sociedade, o que não ocorreu. Ela contestou ainda a decisão judicial e anunciou que irá ingressar com uma ação rescisória a fim de reverter o acórdão.
A desistência de Janayne ocorreu antes da posse dos secretários, ocorrida em 1º de janeiro de 2017.