SOLIDARIEDADE

Café com Presidente reúne empresas metalúrgicas para fortalecer Natal Sem Fome

Representantes dos setores de Recursos Humanos das fábricas e da CIESP estiveram presentes na reunião realizada para apresentar e reforçar a importância da campanha.

Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
SMetal, Banco de Alimentos e empresas metalúrgicas se unem em prol do Natal Sem Fome

Na manhã desta quarta-feira (8), Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), recebeu os representantes de empresas metalúrgicas para apresentar e convidá-los a contribuir com a Campanha Natal Sem Fome 2021 – Esperança é Comida no Prato. O objetivo do encontro é fortalecer a ação e apresentar o trabalho realizado pelo BAS durante todo o ano.

Estiveram presentes representantes da Wyda Embalagens, Okra Embalagens Flexíveis, JCB do Brasil, Gerdau e Grupo Ecil. A maioria delas já contribui anualmente na ação, como é o caso da iniciativa dos trabalhadores da Gerdau, que em parceria com a empresa, realizaram a 5ª Corrida Solidária neste ano. Só essa ação destinou quatro toneladas de alimentos para o Natal Sem Fome.

“Apesar das divergências que temos, o objetivo social é comum entre SMetal e as empresas com as quais negociamos durante todo o ano: colocar um prato de comida na mesa de quem mais precisa, especialmente no Natal, época em que a união e a solidariedade se fortalecem pelo bem de todos”, reforça Leandro Soares.

Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, também esteve presente na reunião. “O Banco de Alimentos vem para reforçar essa campanha, mas mais do que isso, atuando todos os meses do ano, desde 2005, para atender as famílias em vulnerabilidade social de Sorocaba e região. A fome é inaceitável, não podemos normalizar essa situação e por isso temos que fazer a nossa parte para amenizar a dor dessas pessoas”, afirma Tiago.

Sindicato Cidadão

Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Representantes das fábricas metalúrgicas foram recebidos no SMetal pelo presidente Leandro Soares

A ação começou em 1994, por iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal). Todo alimento arrecadado é destinado às entidades e comunidades atendidas pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), fundado em 2005 com o objetivo de manter o apoio à população em vulnerabilidade durante todo o ano.

A campanha é fundamental por mobilizar a população geral, empresários e metalúrgicos para a arrecadação. Também vem com um papel de luta contra o desmonte das políticas públicas que atendem aos mais necessitados, em um país que produz tantos alimentos, mas não consegue garantir o mínimo de três refeições diárias ao seu povo.

O Natal Sem Fome arrecadou, só em 2020, mais de 30 toneladas em cestas básicas.

Como doar

Os interessados podem doar alimentos nas sedes do SMetal, Banco de Alimentos de Sorocaba, dos bares: Puxadinho, Saravá Bar Brasil, Depois Bar, na sede da OAB Sorocaba e ainda nas fábricas metalúrgicas que terão caixas disponibilizadas para doação.

Também é possível doar via PIX (e-mail) para [email protected]. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: 3334-5416 ou 99132.1218 ou acesse a página oficial.

cafecompresidente empresas metalúrgicas natalsemfome natalsemfome2021 nsf2021 solidariedade Sorocaba