Os trabalhadores da Bosch aprovaram em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 2, propostas negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Um dos assuntos foi reajuste no vale compras que teve aumento de 14,86%, sendo 10,5% reajustado em setembro de 2021, mais 3,85%, que passa a valer a partir de janeiro de 2022. A valorização no vale compras foi uma conquista dos dirigentes sindicais e dos membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE), que após diversas reuniões com a diretoria da Bosch, chegaram ao reajuste que está acima do percentual inflacionário (10,42%).
Outro ponto de discussão foram os acordos coletivos referentes aos calendários de dias-pontes. Propostas para os horistas e mensalistas da escala 5×2 e horistas da 6×1 foram aprovadas com unanimidade. “Os acordos de calendários são importantes para que os companheiros possam organizar sua agenda e programar o tempo livre, seja para descanso ou para aproveitar com a família”, afirmou Wagner Bueno (Sorveteiro), dirigente que conduziu a assembleia.
Uma proposta de banco de horas de 2022 também foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor administrativo.
Além da votação, a campanha Natal sem Fome foi reforçada na porta da fábrica. Os dirigentes também fizeram a entrega da Folha Metalúrgica deste mês que tem como destaque o Clube dos Metalúrgicos, que reabre no sábado, dia 4, com música ao vivo e uma estrutura completamente renovada.