Defensor da inclusão digital e divulgador do software livre, o sociólogo e doutor em Ciência Política pela USP, Sérgio Amadeu faz palestra no domingo, 29, às 11h, na Feira Literária do SMetal.
O tema é “As big techs e a Inteligência Artificial: uma nova colonização”. Amadeu é autor de diversas obras como “Colonialismo de Dados”, “Como derrotar o fascismo em eleições e sempre” (Ed. Hedra), um guia-manifesto que escreveu junto com o jornalista Renato Rovai.
Sérgio, que é professor da Universidade do ABC (UFABC), apresenta o Podcast Tecnopolítica, em que se discute como a tecnologia tem modificado nossas relações sociais, econômicas e políticas, os mecanismos de poder que as tecnologias podem incorporar e conduzir, e a crítica sobre os dispositivos técnicos apresentados como neutros, objetivos e eficientes.
Há possibilidade do Brasil criar alternativas para não ser um dependente extremo de soluções tecnológicas de outros países? Qual o papel do Brasil no desenvolvimento da inteligência artificial? O dinheiro de Tecnologia da Informação (TI) vem de onde?
Amadeu abordará essas perguntas e muitas outras, como tecnodiversidade e outras frentes da luta política para o país não permanecer refém das big techs.
A abertura da palestra será com a performance artística “Fundo do Olho do Trabalhador”, das artistas Rosa Paiva e Laís Efstathiadis. A entrada é gratuita e aberta ao público. O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Julio Hanser, 140, próximo da rodoviária.
Acompanhe mais no Portal SMetal e pelo evento do Facebook.