O São Bento só empatou com o Mirassol por 1 a 1 no CIC, na tarde deste sábado, dia 4, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista de 2023. O resultado até que não foi ruim em termos de campeonato para o Bentão, que subiu para nove pontos e ficou a três da meta estipulada pelo técnico Paulo Roberto Santos para afastar qualquer risco de rebaixamento e se garantir no Paulistão do ano que vem.
Mas poderia ter sido melhor. Depois de sair atrás no placar no primeiro tempo com um gol de Zé Roberto (Lei do Ex), o time de Sorocaba empatou com Marcos Nunes no início da segunda etapa e, contra um adversário que jogou com dez em todo o período, teve chances de ganhar o jogo, chegando a perder um penal com Marlon.
Com o resultado, e faltando seis rodadas para o fim da primeira fase, o Azulão segue em segundo no grupo C com nove pontos, contra dez do Corinthians, quatro da Ferroviária e três do Ituano.
Diante de mais de 4 mil torcedores, o jogo deste sábado começou truncado e com muitas faltas no CIC. O Bento tentou chutes longos, com Jatobá e Marquinhos, aos dois e três minutos. O Mirassol levou perigo aos sete com uma belo arremate de Lucas Ramon e, em nova ameaça visitante, aos 22, numa falta em que Guilherme Biro mandou a bomba e Zé Carlos espalmou. Três minutos depois, Fernandinho tentou de fora, mas Cesar pegou bem.
O Mirassol tomava mais a iniciativa do jogo em Sorocaba e, aos 34 minutos, Zé Roberto tabelou, bateu de primeira e assustou Zé Carlos. Com o Bento dando espaços, o gol dos visitantes não demorou sair. Aos 37 minutos, Camilo fez boa jogada a serviu o ex-Bentão Zé Roberto, que bateu sem chances Zé Carlos, 1 a 0. Aos 44 minutos, nova chegada com perigo de Zé Roberto assustou o torcedor do São Bento, que um minuto depois quase empata com Marlon. Aos 53, Bruno Aguiar subiu ao ataque e por pouco não deixou tudo igual no CIC.
Empate do Bentão e penal perdido
Com chuva, o segundo tempo começou com o São Bento determinado. Com garra, o time sorocabano empatou com menos de um minuto, numa boa jogada de Renan Mota, que encontrou Marcos Nunes bem posicionado para deixar tudo igual, 1 a 1 em Sorocaba.
O Azulão cresceu no jogo. Aos dez e onze minutos, Neto Paraíba teve duas chances. A vitória sorocabana poderia ter vindo aos 13 minutos, quando a arbitragem marcou pênalti num toque de mão de Fernandinho, que já tinha amarelo e foi expulso. Na cobrança, aos 16, Marlon bateu colocado e o goleiro Cesar defendeu. O Bento insistiu com chutes de Fernandinho aos 21 e Marcos Nunes aos 29, além de Neto Paraíba aos 31. Três minutos depois, a arbitragem chegou a marcar outro penal para o São Bento num possível toque de mão da defesa, em jogada de Marcos Nunes. Mas o árbitro de vídeo foi consultado e o lance foi anulado.
O Azulão ainda seguiu buscando o gol, aos 41, com Marcos Nunes, que errou o alvo após escanteio. E a torcida do Bentão ficou com o “coração na mão” aos 53, quando Silvinho cara a cara com o goleiro Zé Carlos perdeu um gol incrível e a chance de vitória dos visitantes. Apesar do agito no final da partida, o placar não se alterou e o jogo em Sorocaba terminou em 1 a 1.
Contra o Peixe na Vila
Na sétima rodada, o São Bento tem um jogo duro pela frente na próxima quarta-feira, dia 8, quando encara o Santos, na Vila Belmiro. No dia seguinte, o Mirassol, segundo lugar no grupo B com cinco pontos, atrás do São Paulo, recebe a Ferroviária no Estádio Maião, em Mirassol.