Busca
Benefício

Beneficiário deve atualizar dados até o próximo dia 13

O prazo para atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal vai até a próxima sexta-feira, dia 13, para as famílias cadastradas

Jornal Cruzeiro do Sul

O prazo para atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal vai até a próxima sexta-feira, dia 13, para as famílias cadastradas. Quem não atender à convocação poderá ficar sem receber o benefício a partir de janeiro de 2014. Deve se cadastrar novamente quem está há mais de dois anos sem atualizar as informações no cadastro. Cerca de 1,5 mil famílias são beneficiadas com o programa Bolsa Família na cidade.

Informações como mudança em relação aos dados pessoais e à situação familiar, como, por exemplo, alteração de endereço, nascimento de um filho, casamento, viuvez, entre outros, devem ser atualizadas. Em todo o Estado, aproximadamente 159,7 mil famílias precisam fazer a Revisão Cadastral. Esse número equivale a quase 74% do total de beneficiários que ainda não atualizaram os dados. O objetivo da revisão cadastral é garantir a qualidade das informações das pessoas atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do programa. Com as informações atualizadas, é possível avaliar se as famílias cumprem os pré-requisitos para o recebimento dos benefícios financeiros.

Todas as famílias que precisam fazer a Revisão Cadastral de 2013 receberam mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação alertando sobre a necessidade de atualizar os dados. Para fazer a atualização é necessário apresentar comprovante de residência, cartão do Bolsa Família, certidão de casamento ou nascimento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo não assinada), último holerite, declaração de renda preenchida e assinada e extrato do INSS. Quanto aos filhos beneficiados, também devem ser apresentados RG, certidão de nascimento, CPF, declaração escolar atual (emitida”há menos de 30 dias) e guarda de criança, se ela morar com responsável que não seja pai ou mãe. Se os filhos forem maiores de 16 anos, deve-se levar ainda o título de eleitor, carteira de trabalho, mesmo em branco, e declaração de renda. A regularização deve ser feita no setor do Bolsa Família, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que fica na rua Santa Cruz, 116, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O recadastramento é uma forma de controle do programa federal.

Criado no mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de outubro de 2003, o Bolsa Família completou 10 anos em 2013. O benefício se estende às famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa.(Supervisão Cida Vida)

tags
Benefício bolsa familia Brasil
VEJA
TAMBÉM