Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 29, os trabalhadores da Bandai aprovaram por unanimidade o acordo de redução de jornada. A medida, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), leva em conta a crise causada pelo coronavírus.
Pelo acordo, que visa trazer melhores condições do que as oferecidas pelo governo federal, através da MP 936, os metalúrgicos terão o salário e os benefícios garantidos. Além disso, a negociação do Sindicato conquistou um adicional no ticket refeição. A medida vale por 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, e garante estabilidade de emprego.
A assembleia foi conduzida pelo dirigente do SMetal, Wagner Bueno, que lembrou a importância da união dos metalúrgicos. “Essa crise só provou que quem produz a riqueza do país somos nós, os trabalhadores. Sem nossa mão de obra, os patrões não têm lucro. Então, temos que estar juntos e fortalecer nosso Sindicato, que está sempre lutando pelos nossos direitos”.
Desde o início da pandemia, o SMetal negociou com a empresa medidas para preservar a segurança e saúde dos trabalhados, garantido férias coletivas para produção e home office para os funcionários do administrativo.
Cuidados
A assembleia presencial seguiu todas orientações dos órgãos de saúde, mantendo os trabalhadores a uma distância segura e com a utilização de máscaras. A empresa fabrica cabos, fios e condutores elétricos e tem 25 funcionários.