Os cinco maiores bancos do país anunciaram, nesta semana, medidas para prorrogar dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas por até 60 dias devido a crise provocada pelo coronavírus. A prorrogação vale para os contratos que estejam em dia e limitados aos valores que já foram usados pelo consumidor.
Clientes do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander podem ser beneficiados. Para tanto, eles devem entrar em contato com seu banco e explicar sua situação para saber quais condições e prazo cada instituição bancária oferece para prorrogar a dívida.
Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente poderá ligar para seu gerente e ainda usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco, como o atendimento telefônico e os meios digitais.
De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), medida não inclui boletos de consumo (água, luz, telefone) ou de tributos (impostos), porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos; cheque especial e cartão de crédito também não são prorrogáveis.
Cuidados
Apesar do anúncio dos bancos, muitos clientes alegam que não estão conseguindo ter acesso ao benefício. Os problemas vão desde a dificuldade de obter informações até pedidos negados pelas instituições bancárias. Outra situação enfrentada por quem procurou a prorrogação do pagamento das dívidas foi a cobrança de juros por mais tempo no parcelamento.
O economista Fernando Lima, da subseção Dieese do SMetal, aponta que a medida é temporária. “Para quem está passando por algum tipo de aperto, buscar as alternativas oferecidas pelos bancos pode dar um bom fôlego. Agora, para quem tem condições de pagar as contas em dia, as propostas não valem a pena”.
Lima também alerta para que o trabalhador tenha cuidado ao buscar algum acordo com o banco. “Não existe almoço grátis, ou seja, a prorrogação das parcelas terá algum tipo de taxa e as parcelas desse intervalo de tempo – 60 dias serão “jogados” para o final. Não se trata de anistiar parcelas e o trabalhador terá que ficar atento antes de fechar o negócio”, enfatiza Lima.
Veja o cada banco oferece:
Caixa
A medida vale para pessoas físicas e jurídicas e que contam com operações de crédito com a Caixa, valendo também para o crédito habitacional.
Para pessoas físicas, o prazo de 90 dias para o pagamento poderá ser solicitado nas seguintes situações: operações parceladas de crédito pessoal e contratos de financiamento da casa própria. Mais informações aqui.
Banco do Brasil
Para saber as possibilidade e prazos de renovação das operações contratadas, é preciso entrar em contato pelo banco pelo Aplicativo ou no autoatendimento pela internet.
Itaú
Quem tem empréstimo pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóveis e financiamento de veículos e estão com as parcelas em dia pode pedir o reparcelamento dos contratos e pagar a próxima parcela em 60 dias.
Para Crédito Imobiliário e Crédito com Garantia de Imóvel o banco oferece carência integral no pagamento das duas próximas parcelas.
Para solicitar, é preciso ligar para a Central de Atendimento Crédito Imobiliário Itaú de segunda a sexta das 8h às 21h, nos telefones 4004-7051 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0300-789-7051.
Santander
No hotsite do Santander consta a orientação de como pedir a prorrogação de dívidas. Para o financiamento habitacional poderá haver a prorrogação por 60, com o pagamento apenas dos os seguros obrigatórios e também de taxas de serviços administrativos, se for necessário. Os juros serão acrescidos ao saldo devedor e as parcelas serão ajustadas. A taxa de juros do contrato será mantida e não haverá cobrança de multa. Para solicitar acesse o site.
Bradesco
Clientes do Bradesco com os contratos em dia podem pedir a prorrogação por 60 dias pelos canais digitais ou direto com o gerente da conta.