Busca
Busca
Saúde

Banco de Sangue de Sorocaba precisa de mais doadores

Atualmente, o estoque do banco de sangue está normal, mas em período de festas o número de doações cai significativamente

Imprensa SMetal
Vagner Santos/Imprensa SMetal

O Banco de Sangue de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30

Como o sangue doado não pode ficar estocado por mais de cinco dias, as campanhas para doação são importantes. É o que comenta o gerente médico da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) de Sorocaba, Frederico Brandão.

Ele afirma que o Banco de Sangue de Sorocaba, que atende todos os hospitais de Sorocaba e também região, tem capacidade para receber doações de 100 a 150 pessoas por dia, mas que em grandes campanhas esse número pode subir até para 200.

Podem doar pessoas de 16 a 69 anos que tenham peso acima de 50kg. É preciso apresentar documento com foto e não estar em jejum. Para quem acabou de ser vacinado há um período específico para cada tipo de vacina que a pessoa fica impossibilitada de doar. No caso da vacina de HPV o período é de 30 dias.

A frequência máxima admitida, por ano, é de quatro doações para os homens e de três para as mulheres. O intervalo mínimo entre as doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

O Hemonúcleo de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3224-2930 ou 3332-9461.

Confira no vídeo abaixo trecho da entrevista com o gerente médico da Colsan, em Sorocaba, Frederico Brandão.

tags
Banco de Sangue campanha colsam doação doadores de sangue Frederico hemonúcleo sangue saúde Sorocaba
VEJA
TAMBÉM