O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) realizou na sexta-feira, 22, uma coleta de alimentos na loja Makro da Vila Odim Antao. Voluntários da entidade arrecadaram a doações de produtos não perecíveis, aproximadamente 100kg, que serão entregues para comunidades vulneráveis da região.
Ações como essa estão programadas para acontecer pelo menos uma vez por mês, já que o número de doações de alimentos só cai. De acordo com Meire Elen Rodrigues, assistente social do BAS, a fome assola milhares de família na região.
“É perceptível, nos nossos atendimentos, a quantidade de pessoas que estão passando por dificuldades. No Brasil são 33 milhões de pessoas sem ter um prato de comida e, como entidade, estamos cumprindo um papel que o governo não cumpre, por isso precisamos que as pessoas se solidarizem para que consigamos levar o mínimo de dignidade para quem está em vulnerabilidade”.
As ações serão realizadas em redes de supermercado de Sorocaba que se disponham a abrir espaço para o Banco de Alimentos. “O Makro foi a primeira rede a se disponibilizar e somos muito gratos. Mas gostaríamos que outras redes e outros empresários se solidarizassem para que as ações sejam intensificadas”, comenta Meire Elen.
A próxima ação está prevista para os dias 6 de agosto, 9 e 22 de setembro e 7 de outubro, na loja Makro que fica no endereço Rua João Ribeiro de Barros, 1411 – Vila Odim Antao.
Sobre o BAS
O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) surge em 2005, inspirado na Campanha Natal Sem Fome, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) desde 1994. SESI, ETEC, CEAGESP se uniram ao SMetal para fundar a instituição.
A missão do BAS é combater a fome por meio da eliminação do desperdício de alimentos e promovendo a garantia do direito humano à alimentação adequada. A entidade está alinhada ao objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como ajudar?
Os interessados em apoiar o trabalho realizado pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo Whatsapp (15) 97400 0206. Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.
As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.
Para acompanhar o trabalho, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.