O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) realizou nesta quinta-feira (29) mais uma edição do projeto “Nossa Feira é Livre”. Dessa vez, a iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria com a Catalent Pharma Solutions, e permite o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU 2030 assumido pelo BAS: fome zero e agricultura sustentável.
De acordo com Lucinda Silveira, gestora de projetos do Banco de Alimentos, a articulação começa com as mulheres agricultoras do entorno de Sorocaba, mais especificamente do Assentamento Bela Vista, em Iperó. E termina com a feira livre nas comunidades mapeadas e atendidas pelo BAS.
“Para combater a fome é preciso olhar para todos os fatores envolvidos nos processos alimentares e entender a importância de fortalecer quem está no campo plantando comida de verdade. Quando direcionamos alimentos agroecológicos para as periferias combatemos o que chamamos de desertos alimentares, onde se predomina alimentos processados e ultraprocessados e existe uma carência enorme de nutrientes e vínculo com aquilo que vem direto da terra. Quando criei o Nossa Feira é Livre trouxe também a importância de exercitar o direito de escolha dos alimentos, trabalhando com autonomia e empoderamento das famílias”, conclui Lucinda.
No assentamento são colhidos alimentos agroecológicos. O processo de produção desses alimentos é feito sem agrotóxicos, preservando a diversidade biológica do ecossistema local, permitindo assim o uso saudável do solo, da água e do ar e ainda, a reciclagem dos resíduos orgânicos.
O projeto tem duração de 90 dias e vai atender diversas comunidades. A primeira delas foi o Capoavinha, que fica na cidade de Votorantim e recebeu a doação de alfaces, espinafre, chicória, couve, mandioca, açafrão e bananas. No local, quase 60 famílias foram atendidas só nesta edição do “Nossa Feira é Livre”.
Para doar
Para manter o Projeto “Nossa Feira é Livre”, o BAS precisa da doação. Só com o dinheiro recebido é que conseguimos comprar os alimentos para encaminhar a quem precisa. Para isso, criamos uma campanha no portal Catarse, onde é possível doar mensalmente para o projeto. Acesse aqui.
Outra forma de doar para o Banco de Alimentos é via PIX 08741511000176 ou PayPal, é só clicar aqui.
Para doar alimentos, entre em contato pelo telefone (15) 97400-0206. O BAS fica na CEAGESP Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, 300 – Jardim Capitão.
Conheça o Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma Organização Não Governamental (ONG) criada em dezembro de 2005 numa iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com a CEAGESP e a ETEC Rubens de Faria e Souza, com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região.
Desde o início de sua existência, o Banco de Alimentos doou mais de 6.500 toneladas de alimentos. Por meio de parcerias e campanhas com outras organizações, empresas privadas e entidades, o BAS arrecadou, em 2020, mais de 57 toneladas de alimentos não perecíveis e mais de 174 toneladas de produtos de hortifruti que foram destinados a 118 instituições, bairros e associações, atingindo mais de 25.700 pessoas.
Para que isso aconteça, o BAS faz a ponte entre doadores e entidades, além de promover e apoiar projetos pautados no desenvolvimento da economia local e na promoção da dignidade dos atendidos. Os projetos são o Cesta Verde, Nossa Feira é Livre, Semear Agrofloresta e o Armazém Sementeia.