O Banco de Alimentos de Sorocaba distribuiu hoje, dia 13, para 63 entidades assistenciais, os produtos arrecadados pelo Dia Nacional da Coleta de Alimentos, realizada no último sábado em cinco supermercados da cidade.
O Dia da Coleta em Sorocaba arrecadou 7,8 toneladas em alimentos não perecíveis e teve o terceiro melhor resultado para um município no país, superado apenas por Belo Horizonte (12 t) e Florianópolis (8,5 t). No ranking geral Sorocaba ficou em 4º lugar, pois a lista incluiu a Grande São Paulo, que reúne diversas cidades e arrecadou 35 toneladas.
No País, o total arrecadado foi de 155 toneladas de mantimentos para pessoas e famílias carentes.
Os supermercados que aceitaram que o pedido de doação fosse feito aos seus clientes foram o Coop, lojas da Árvore Grande e da Avenida Itavuvu; o Extra do Campolim e da Santa Rosália; e o Walmart.
O Dia da Coleta é realizado há sete anos em Sorocaba e há nove no Brasil. A iniciativa começou em 1987 na Itália. Dez anos depois foi implantada na Itália e, em 2007, no Brasil.
De acordo com José Antônio Colombo, coordenador da campanha em Sorocaba, 448 voluntários participaram dos trabalhos de arrecadação e organização das doações na cidade este ano. “A população local é muito solidária e prestativa”, afirma Colombo.
448 voluntários
A maior parte dos 448 voluntários este ano eram jovens, principalmente universitários. “Tenho certeza que, se o Enem (exame nacional do ensino médio) não tivesse acontecido no mesmo dia [da arrecadação], teríamos ainda mais voluntários”, avalia Colombo.
Airton Antonio Lopes, também da coordenação local do Dia da Coleta afirma que o Banco de Alimentos foi escolhido para distribuir a arrecadação devido ao amplo cadastro de entidades assistenciais que atende e “por causa do trabalho sério que o banco desenvolve na região”.
A distribuição às entidades aconteceu na sede do Banco de Alimentos, que funciona dentro do Ceagesp de Sorocaba e conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos. Coordenadores do Dia da Coleta acompanharam a distribuição.
63 entidades atendidas
O banco possui 113 entidades assistenciais cadastradas. As 63 selecionadas para receber as doações do Dia da Coleta são aquelas que preparam os alimentos para servi-los aos carentes. Há também entidades que repassam os alimentos crus para as pessoas ou famílias atendidas. “Mas o formato do Dia da Coleta, que embala as doações por tipo de produto, e não na forma de cesta básica, atende melhor às entidades que servem refeições”, afirma Maria Lucia Gonçalves, diretora do Banco de Alimentos.
Algumas das instituições atendidas foram a Pastoral do Menor, Casa do Menor, Cim Mulher, Toca de Assis, , entre outras.
O Banco de Alimentos de Sorocaba é presidido pelo dirigente sindical metalúrgico Tiago Almeida do Nascimento.