O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), entidade que trabalha no combate à fome e o desperdício de alimentos na cidade e na região, recebe doações o ano todo. Os interessados nessa luta e em ajudar o próximo podem doar através de diversas formas.
A entidade recebe doações pelo PayPal, Catarses, Pix e Nota Fiscal Paulista, além de doação do Imposto de Renda. Também é possível doar alimentos, hortifruti e produtos de limpeza e higiene na sede do BAS, na rua Terêncio Costa Dias, 300 – dentro do Ceagesp. Todas as informações e os links para as doações estão no site oficial do Banco de Alimentos (acesse aqui).
O BAS entidade atende mais de 70 instituições e 10 comunidades em vulnerabilidade social de Sorocaba e região com a doação de alimentos doados pelos permissionários da Ceagesp Sorocaba, produtores rurais e redes de supermercados da cidade.
A assistente social do BAS, Meire Elen Rodrigues, explica que todo alimento arrecadado pela entidade passa por uma triagem e, posteriormente, é destinado para as entidades e famílias que mais precisam.
De acordo com ela, o BAS chegou a receber mais de 100 toneladas por mês, mas atualmente, com o corte de importantes políticas públicas, arrecada cerca de 20 toneladas mensalmente. “Infelizmente não é o suficiente para atender a demanda, que aumentou muito nos últimos anos. Por isso, é fundamental que, aqueles que têm condições, contribuam para continuarmos lutando contra a fome”.
Sobre o BAS
O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) foi criado em 2005, inspirado na Campanha Natal Sem Fome, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) desde 1994.
A missão do BAS é combater a fome por meio da eliminação do desperdício de alimentos e promovendo a garantia do direito humano à alimentação adequada. A entidade é alinhada ao objetivo 2 da Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero e Agricultura Sustentável.