COMBATE À FOME

Banco de Alimentos apresenta nova identidade visual em encontro no SMetal

Entidade também apresentou diretoria, eleita em 2021, às entidades, voluntários e parceiros conectados ao BAS. Encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

Foguinho/Imprensa SMetal
Leandro Soares, presidente do SMetal

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) apresentou na noite desta terça-feira, 31, a diretoria recém-eleita da entidade e uma nova identidade visual. O novo logo traz mais simplicidade, sem deixar de ressaltar a principal missão da instituição, que é garantir um prato na mesa de quem mais precisa.

Assista ao vídeo institucional

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), fundador e, atualmente, único mantenedor da instituição. Além de trazer as novidades para as entidades, voluntários e parceiros que estiveram presentes, o encontro foi uma oportunidade de reforçar a história e a luta diária que o BAS enfrenta para manter seus atendimentos.

Leandro Soares, presidente do SMetal, reforçou a importância desse apoio. “É muito gratificante estar aqui hoje, ter presenciado o crescimento do BAS e a conscientização de todos sobre o combate à fome, num momento em que o país retrocede e foi parar mais uma vez no Mapa da Fome, de onde saiu em 2014. Tenho certeza que continuaremos a nos esforçar para que essa luta não perca sua força”, ressalta.

A nova identidade vem com o intuito de ampliar e otimizar os atendimentos e também a comunicação da entidade que, em breve, terá um site que reunirá todas as informações sobre o Banco de Alimentos, notícias a respeito das últimas ações, área para cadastro de entidades e pessoas físicas, contatos, informações sobre os projetos e muito mais.

Foguinho/Imprensa SMetal
Diretores do BAS reunidos em encontro no SMetal

Fome é realidade

Mais da metade da população brasileira, 116 milhões de pessoas, vivem em algum grau de insegurança alimentar e estima-se que, pelo menos 19 milhões de brasileiros estão passando fome. A situação é escancarada em um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Tiago Almeida Nascimento, presidente do BAS, destacou os desafios. “Hoje nós encaramos um momento em que a fome e a insegurança alimentar afetam grande parte dos brasileiros, e isso se reflete no nosso trabalho. Nós precisamos ajudar mais pessoas, porque mais pessoas precisam desse suporte hoje. Quem tem fome padece, e só quem já passou fome sabe o que é isso. A gente pode tentar se colocar no lugar do outro, mas só quem tem fome sabe o que o outro passa. Por isso, a gente não ajuda as pessoas, nós praticamos justiça social”, ressalta.

Sobre o BAS

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma organização não-governamental criada em dezembro de 2005 com a missão de combater a fome e o desperdício de alimentos em Sorocaba e região.

Seu surgimento foi inspirado na campanha Natal Sem Fome, uma arrecadação natalina de alimentos mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), atualmente o único mantenedor da instituição.

Atualmente o BAS arrecada, higieniza e distribui aproximadamente 20 toneladas de alimentos por mês a milhares de pessoas carentes de Sorocaba e região. As parcerias com instituições sociais, empresas e doadores de todos os tipos são fundamentais para que a instituição continue.

Como doar

Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo whatsapp (15) 97400 0206. Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

Para acompanhar o trabalho, acesse as páginas do Instagram ou Facebook. O BAS funciona no pavilhão administrativo do Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel

Confira o vídeo institucional da entidade

Alimentos bancodealimentos bas combateafome identidadevisual Sorocaba