O Banco de Alimentos de Sorocaba já atende aproximadamente 150 instituições filantrópicas da cidade. A partir de março, o trabalho será ainda maior com a distribuição dos mantimentos às 600 famílias em situação de vulnerabilidade e assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Na teoria, tudo está bem encaminhado, mas na prática o Banco de Alimentos de Sorocaba está em busca de um caminhão para transportar a comida da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) às dez unidades do Cras. A entidade tem procurado parceiros que possam doar ou viabilizar a compra de veículo com capacidade para uma tonelada de produtos. Na opinião de Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos, os recursos de R$ 12 mil por mês que virão da parceria com a Prefeitura vão ajudar a estruturar o atendimento. “Mas não será suficiente para a compra do veículo, que será essencial para dar mais qualidade e agilidade ao serviço”, conta.
Essa parceria faz parte da implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar. O objetivo da iniciativa é a promoção do acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada (Dhaa).
Atualmente, os principais doadores de alimentos ao banco são os permissionários, que comercializam seus produtos na Ceagesp, além de hipermercados da cidade e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. A entidade não-governamental busca as hortaliças e frutas não aproveitadas e as encaminha à sede, situada na Ceagesp. Lá, o material é periciado, higienizado, embalado e posteriormente encaminhado aos destinatários cadastrados.
De acordo com Nascimento, a instituição arrecada e distribui mais de 30 toneladas de alimentos por mês para entidades assistenciais. Todo o serviço é feito por somente sete pessoas.
Em Sorocaba não há números oficiais, mas, entre os mercados, feiras livres e a Ceagesp, estima-se que toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente. Para se ter uma ideia, em 2013, o Banco de Alimentos de Sorocaba recebeu em doação pouco mais de 557 toneladas de comidas. Desse total, 326 toneladas foram doadas pelos produtores e concessionários da Ceagesp.
Um levantamento da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo mostra que todos os alimentos não aproveitados ao longo da cadeia produtiva representam 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O rombo é de R$ 17,25 bilhões no faturamento do setor agropecuário.
Os interessados em patrocinar o veículo devem entrar em contato pelo telefone (15) 3417-4722. O Banco de Alimentos de Sorocaba fica no pavilhão administrativo da Ceagesp, na rua Terêncio Costa Dias, 300, Parque Santa Isabel, em Sorocaba.