Busca
Sorocaba

Banco de Alimentos amplia ação e passa a atender 600 famílias assistidas pelo Cras

Parceria faz parte da Política Municipal de Segurança Alimentar. Entidade já atende 150 filantrópicas

Jornal Cruzeiro do Sul
Foguinho/Imprensa SMetal

Material é periciado, higienizado, embalado antes de ser encaminhado aos destinatários cadastrados

O Banco de Alimentos de Sorocaba já atende aproximadamente 150 instituições filantrópicas da cidade. A partir de março, o trabalho será ainda maior com a distribuição dos mantimentos às 600 famílias em situação de vulnerabilidade e assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Na teoria, tudo está bem encaminhado, mas na prática o Banco de Alimentos de Sorocaba está em busca de um caminhão para transportar a comida da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) às dez unidades do Cras. A entidade tem procurado parceiros que possam doar ou viabilizar a compra de veículo com capacidade para uma tonelada de produtos. Na opinião de Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos, os recursos de R$ 12 mil por mês que virão da parceria com a Prefeitura vão ajudar a estruturar o atendimento. “Mas não será suficiente para a compra do veículo, que será essencial para dar mais qualidade e agilidade ao serviço”, conta.

Essa parceria faz parte da implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar. O objetivo da iniciativa é a promoção do acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada (Dhaa).

Atualmente, os principais doadores de alimentos ao banco são os permissionários, que comercializam seus produtos na Ceagesp, além de hipermercados da cidade e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. A entidade não-governamental busca as hortaliças e frutas não aproveitadas e as encaminha à sede, situada na Ceagesp. Lá, o material é periciado, higienizado, embalado e posteriormente encaminhado aos destinatários cadastrados.
De acordo com Nascimento, a instituição arrecada e distribui mais de 30 toneladas de alimentos por mês para entidades assistenciais. Todo o serviço é feito por somente sete pessoas.

Em Sorocaba não há números oficiais, mas, entre os mercados, feiras livres e a Ceagesp, estima-se que toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente. Para se ter uma ideia, em 2013, o Banco de Alimentos de Sorocaba recebeu em doação pouco mais de 557 toneladas de comidas. Desse total, 326 toneladas foram doadas pelos produtores e concessionários da Ceagesp.
Um levantamento da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo mostra que todos os alimentos não aproveitados ao longo da cadeia produtiva representam 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O rombo é de R$ 17,25 bilhões no faturamento do setor agropecuário.

Os interessados em patrocinar o veículo devem entrar em contato pelo telefone (15) 3417-4722. O Banco de Alimentos de Sorocaba fica no pavilhão administrativo da Ceagesp, na rua Terêncio Costa Dias, 300, Parque Santa Isabel, em Sorocaba.

tags
Banco de Alimentos de Sorocaba Ceagesp cras Direito Humano à Alimentação Adequada PIB brasileiro são paulo tiago almeida do nascimento
VEJA
TAMBÉM