Os trabalhadores da DPR, que fabrica equipamento transmissores de telecomunicação em Sorocaba, aprovaram comunicado de greve por falta de proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2019, em assembleia nesta quinta-feira, dia 30.
Além disso, segundo o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), Alessandro Marcelo, a empresa se recusa a negociar maneiras de reduzir a jornada nos fins de semana. “Os funcionários da produção trabalham todos os sábados e estão reivindicando a possibilidade de folgas alternadas, com trabalho sábado sim e sábado não”, explica Marcelinho.
Ele completa: “o Sindicato já pautou a DPR, mas ela se nega, no mínimo, de sentar e buscar alternativas. Os trabalhadores já estão cansados dessa condição”.
Sobre o PPR, a empresa – que iniciou às atividades em Sorocaba no ano passado – quer pagar o benefício apenas em 2020. “Os trabalhadores querem que a fábrica siga os critérios de negociações da categoria, que foram aprovados em fevereiro deste ano”, conta.
No comunicado de greve, protocolado nesta quinta-feira, 30, pelo SMetal, os trabalhadores dão o prazo de até terça-feira, dia 4, para a empresa apresentar alguma proposta referente às duas pautas.
A DPR fica no Jardim Gonçalves, tem aproximadamente 130 trabalhadores e fabrica equipamento transmissores de telecomunicação, peças e acessórios.