Os trabalhadores do Grupo Tamboré, fábrica de laminados de alumínio, aprovaram nesta quarta-feira, dia 24, o acordo coletivo da Campanha Salarial 2020, com reajuste de 5% nos salários, manutenção das cláusulas sociais, além de outras conquistas. Entre elas, a implantação do plano de cargos e salários até o mês de junho deste ano e um complemento à cesta básica a partir de março, no formato de cartão alimentação.
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), explica que a empresa é representada pelo Siamfesp, que faz parte do grupo patronal 8.3, e tem Convenção Coletiva de Trabalha aprovada e assinada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP).
Contudo, com a alta produtividade da fábrica e do setor no último, Verdinho conta que os trabalhadores e o Sindicato se uniram para buscar melhorias na proposta de reajuste no salários. “Depois de muito debate e reuniões com a empresa, conseguirmos chegar à proposta de aumento real, a partir do mês de setembro de 2020, mais a garantia de pelo menos 2% de reajuste além da inflação na próxima data-base, em setembro de 2021, e outros benefícios”, comemora.
Para ele, as negociações no Grupo Tamboré confirmam a importância da mobilização e união dos trabalhadores junto aos seus representantes, que é o Sindicato. “Foram inúmeras assembleias, conversas na porta da fábrica para alinhar as propostas com os funcionários, até chegarmos a esse acordo que atendeu às suas reinvindicações. Com certeza, a união dos trabalhadores foi de extrema para garantir esses avanços nas negociações”, assegura Verdinho.
O Grupo Tamboré fica no bairro Cajuru do Sul, em Sorocaba, e tem cerca de 170 trabalhadores.