A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na Kanjiko, sistemista da montadora Toyota, nesta última terça-feira, dia 31, em assembleia com os três turnos para definir os próximos passos da Campanha Salarial de 2023.
Os trabalhadores da empresa japonesa aprovaram por unanimidade a proposta, negociada pelo SMetal, de reajuste salarial de 2% de aumento real nos salários, além do INPC. Os trabalhadores também conquistaram um aumento de 20% no vale-compras. Ambas conquistas serão retroativas ao mês de setembro, data-base da categoria metalúrgica.
Para Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal, toda negociação de data-base é necessário discutir também a valorização do piso da categoria.
“A campanha salarial não se trata apenas de números em um contracheque, mas sim da garantia de que nosso trabalho e dedicação sejam devidamente reconhecidos. É uma luta por condições dignas de trabalho, pelo direito à segurança e à saúde no ambiente laboral.
Durante as assembleias, o membro do CSE, Samuel Moraes (Tiozinho), explicou sobre a importância da mobilização dos trabalhadores durante o período de negociação com a fábrica. “Tudo o que nós negociamos precisa passar pela apreciação dos trabalhadores. Fazemos isso pensando no bem de cada metalúrgico e metalúrgica da Kanjiko”.
Também estiveram presentes os dirigentes e os membros do Comitê Sindical da Kanjiko (CSE) – Anderson Teixeira dos Anjos, Edson Roberto de Araújo (Boy) e os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, na figura do Wellington Jones Pereira Barbosa; secretário-geral da entidade e Jean Robert Honório; secretário administrativo e financeiro.
A Kanjiko fabrica para-choque e suspensão de veículos da Toyota, fica na nova Zona Industrial e tem cerca de 600 trabalhadores.