Por unanimidade, os trabalhadores da autopeça Roberto Bosch, em Sorocaba, aprovaram nesta quinta-feira, 19, a proposta de reajuste de 11,12% no vale alimentação, retroativo a setembro de 2022, e também do calendário de dias pontes para 2023. O aumento no benefício e a diferença referente aos meses anteriores serão depositados na recarga de fevereiro.
As propostas foram negociadas pelos membros do Comitê Sindical da Bosch, composto pelos dirigentes Wagner Aparecido Bueno, Alex Tadeu Antunes (Tatu), André Luiz Zalla e Simão Ramos de Almeida.
De acordo com Wagner Bueno, foram diversas reuniões com a empresa para chegar a propostas que atendessem às reivindicações dos metalúrgicos da Bosch. A valorização do vale alimentação, por exemplo, é uma pauta que vem sendo discutida desde a Campanha Salarial de 2022.
Ele lembra que para metalúrgicos que trabalham em jornada 6×2 (seis dias de trabalho e dois de folga), é pago o benefício dobrado como contrapartida e também terão o reajuste de mais de 11%, retroativo a setembro. “Com certeza, a valorização do vale alimentação era uma pauta muito aguardada pelos trabalhadores e conseguimos garantir um bom aumento no benefício. Seguimos na luta por melhorias, contem sempre o seu Sindicato”, assegurou.
Já o calendário de compensação das folgas em feriados prolongados negociado oferece uma maior flexibilidade aos trabalhadores, que podem organizar melhor momentos de lazer com seus familiares, de forma antecipada, sem sobrecarregar a jornada de trabalho.
Próximos desafios
O membro do CSE da Bosch, Alex Tadeu Antunes, agradeceu a participação ativa dos trabalhadores da autopeça nas discussões levantadas pelo Sindicato. Ele aproveitou para convocá-los para apoiarem o Comitê também nos próximos desafios, como a negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023.
“São vocês, companheiros e companheiras, que estão conosco no dia a dia, que fazem a diferença na luta por melhorias no local de trabalho. É uma luta árdua e contínua e, desde já, pedimos a mobilização e união de todos”, finalizou.
A Robert Bosch fica na avenida Conde Zeppelin, na zona industrial de Sorocaba, fabrica peças para o sistema de direção e suspensão de veículos e tem mais de 600 trabalhadores.