Os trabalhadores da Hiter Controls, fabricante de válvulas para empresas de petróleo e gás, aprovaram nesta quarta-feira, dia 13, proposta de reajuste salarial com aumento real – retroativo a setembro – e renovação das cláusulas sociais que constam na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A negociação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região garantiu também aumento no vale-alimentação, que será reajustado a partir de dezembro.
Durante a assembleia, o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, responsável pelas negociações com a empresa, explicou como funciona uma negociação de Campanha Salarial – inicialmente realizada entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e os sindicatos patronais. No caso da Hiter Controls, as discussões ocorrem com o Grupo 2, que representa fabricantes de máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos e eletrônicos.
“Dessa negociação, sai o índice que os salários devem ser reajustados em todas as empresas que fazem parte de cada grupo, que chamamos de acordos guarda-chuvas, por abranger trabalhadores de diversas indústrias”, explicou.
“Só que neste ano, pela primeira vez desde que começamos a negociar com a Hiter, foi necessário discutir acordos individuais devido ao descaso das bancadas patronais, que se recusaram a oferecer um reajuste que fosse além da inflação, que fechou em 4,06%”, contou.
De acordo com o dirigente, há cerca de dois meses, o Sindicato então procurou a Hiter e demais empresas da categoria para dar início às negociações da Campanha Salarial 2023. Foram várias rodadas de discussões até chegar à proposta de aumento real nos salários e no vale-alimentação, aprovada pelos trabalhadores durante a assembleia desta quarta, 13.
Na assembleia, foi deliberado também pelo desconto da taxa negocial referente ao acordo da Campanha Salarial. Até o momento, 83,70% do total da base do SMetal contam com reajuste salarial ou com negociações avançadas. A Hiter tem cerca de 100 trabalhadores e fica na avenida Jerome Case, na zona industrial de Sorocaba.