Os metalúrgicos da Açofiltro, empresa especializada em filtros de poços artesianos, conquistaram nesta quarta-feira, dia 25, acordo da Campanha Salarial 2023 e também do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023. A fábrica tem apenas 10 trabalhadores e, nas discussões da data-base, está cadastrada no antigo Grupo 10, formado predominantemente por pequenas e micro empresas.
Sobre a Campanha Salarial, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiu um reajuste de 7% nos salários, que representa a reposição total da inflação (de 4,06%) mais 2,83% de aumento real, retroativos a setembro. Foram renovadas também as cláusulas sociais por mais um ano.
“Independente se a empresa tem 10 ou 5 mil trabalhadores, o principal papel do SMetal é negociar sempre o melhor acordo possível, conforme a realidade da fábrica e, principalmente, a reivindicação e mobilização desses trabalhadores para buscar avanços. Contem sempre com o seu o seu Sindicato”, assegura.
Já o PPR de 2023, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente responsável pelas negociações com a fábrica, explica que o Sindicato está cobrando da empresa a formalização do acordo. No entanto, foi acertado com a empresa crescimento tanto na antecipação, como no valor total que deve ser pago referente ao Programa.
“Na primeira parcela, os trabalhadores terão aumento de 14,29% em comparação ao ano passado. Para a segunda parcela, o crescimento vai depender das metas e indicadores, mas é importante que esteja tudo especificado no acordo para que não haja problemas na hora do pagamento”, disse.
O SMetal não divulga os valores nem indicadores do PPR para não influenciar as negociações em andamento em outras empresas da categoria. Além da data-base e PPR, o SMetal se comprometeu a discutir com a empresa algumas questões referentes ao desconto do convênio médico.