Com 10% de crescimento em comparação ao acordo anterior, os trabalhadores da Kubik Containers (antiga Compass) aprovaram, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 21, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022. Negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a proposta oferece ainda 10% de aumento também no vale-refeição, que será reajustado a partir do mês de setembro.
Já o pagamento do PPR de 2022 será feito em parcela única, em novembro deste ano. O SMetal não divulga os valores e as datas de pagamento para não influenciar as negociações em andamento nas demais fábricas da categoria, nem expor o trabalhador. A Kubik tem cerca de 40 funcionários e trabalha com produção e locação de containers.
De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), o reajuste salarial também está sendo negociado. “A Kubik é uma fábrica que, nos últimos anos, construímos uma boa relação, de diálogo e transparência, o que tem garantido um reajuste nos salários vai sempre além da reposição da inflação, com aumento real. Neste ano, não será diferente”, enfatizou.
Impasses nos Grupos Patronais
As perdas salariais com a inflação em 12 meses somaram 8,83% e as negociações entre as bancadas patronais e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) estão em andamento. Nas últimas semanas, a diretoria do SMetal intensificou a mobilização nas portas das fábricas. A última proposta apresentada pelo patronal é de reposição da inflação, parcelada pelos menos em duas vezes (saiba mais).
“Até o momento, as propostas oferecidas pelos negociadores dos patrões não atenderam às reivindicações da FEM e do SMetal, aprovadas pela categoria no início da Campanha Salarial, e foram reprovadas pelas entidades. O objetivo nesta semana é pressionar ainda mais para que, até a próxima semana, possam colocar as propostas em votação”, explicou Marcelo.