Com 97,34% dos votos favoráveis, foi aprovada a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) dos trabalhadores da Metso (Equipamento e Fundição) para 2021. Do total de 971 metalúrgicos aptos a votar, 752 (77,45%) participaram da assembleia eletrônica, sendo 732 votos a favor, 13 (1,73%) contrários e sete (0,93%) abstenções.
A proposta foi negociada pelo diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Francisco Lucrécio Junior Saldanha, funcionário da Metso; pelo membro do Comitê Sindical da Empresa (CSE), Alessandro de Oliveira Lopes de Siqueira; e pela Comissão de PPR eleita pelos trabalhadores.
Com a negociação, ficou garantido um crescimento significativo em relação ao ano anterior em todas as faixas. “Se considerarmos somente a parte fixa, houve aumento de mais de 19% em comparação a 2020, além do crescimento também nos percentuais variáveis”, explica Saldanha.
O diretor do SMetal conta ainda que aprendizes recebem 50% do valor fixo do Programa. Na empresa, o pagamento do PPR é feito em parcela única, prevista para março de 2022. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o metalúrgico.
A Metso possui duas unidades em Sorocaba – a Equipamentos e Fundição – ambas ficam no bairro Iporanga e, juntas, têm mais de 950 trabalhadores.