Foi aprovado nesta quinta-feira, dia 27, o Programa de Participação nos Resultados (SMetal) para 2023 nas empresas VTL, Promisa e VMX, que pertencem ao Grupo Vimax, com crescimento de 35,14% no valor total que pode ser pago aos trabalhadores. As fábricas estão instaladas em Piedade e atuam com o manuseio e produção de materiais de aço e borracha.
A proposta foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), pelo membro do Comitê Sindical da VMX, Márcio José Leite de Oliveira (Biriba), e pela Comissão de PPR eleita pelos trabalhadores da fábrica. Além do PPR, a entidade negociou reajustes no vale-alimentação, com aplicação nos meses de abril e outubro.
O dirigente Marcio Oliveira lembra que o PPR foi retomado no Grupo Vimax somente em 2021, após quatro anos sem pagamento, em razão de dificuldades financeiras vivenciadas pelo segmento. “A situação da empresa mudou e, desde então, a diretoria do Sindicato tem se empenhado para trazer avanços e atender às reivindicações dos trabalhadores”, enfatiza.
Além do crescimento de 35,14% no valor total do Programa, o Sindicato e CSE discutiram melhorias nas metas, para que fossem dadas as condições necessárias para que elas sejam atingidas. De acordo com o dirigente, a atuação da Comissão de PPR, que possui representantes de diversos setores das fábricas, foi extremamente importante para garantir os avanços.
O pagamento do Programa será efetuado em parcela única, no mês de fevereiro de 2024. Porém, para o PPR do ano que vem, os representantes do Grupo Vimax se comprometeram a negociar uma antecipação para os trabalhadores. Os valores não são divulgados para não influenciar negociações de PPR em andamento em outras fábricas metalúrgicas, nem expor os metalúrgicos.