Trabalhadores da De Nora, fabricante de eletrodos e sistemas eletroquímicos em Sorocaba, aprovaram nesta terça-feira, 20, uma proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2024, com aumento de 11,52% em relação ao ano anterior. Cerca de 120 metalúrgicos serão beneficiados.
O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), e por uma comissão formada pelos trabalhadores Vinícius e Rogério. O PPR será pago em duas parcelas, sendo a primeira neste mês de agosto e a segunda em fevereiro de 2025.
“A participação e o empenho dos trabalhadores foi fundamental para alcançarmos um aumento significativo no PPR. Com a mobilização, conseguimos avançar nas negociações e garantir, ainda, que 65% do benefício fosse pago de forma antecipada”, ressalta Marcelinho.
O dirigente sindical aproveitou a ocasião para falar com os trabalhadores, ainda, sobre a Campanha Salarial 2024. A De Nora é representada pelo Grupo 2, que se negou a negociar com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) no ano passado. A data-base dos metalúrgicos do estado de São Paulo, dia limite em que a Campanha Salarial deve ser definida, está marcada para o próximo dia 1º de setembro.
Agora, de acordo com Marcelinho, a próxima ação do SMetal na De Nora deve ser dialogar com a empresa sobre o desconto do transporte na folha de pagamento dos trabalhadores. “Queremos que o valor seja simbólico e igual para todos”, disse.