Busca
Meio ambiente

Audiência pública discute coleta seletiva em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realiza nesta quinta-feira, dia 7, uma audiência pública para apresentar um panorama da coleta seletiva na cidade

Secom - Prefeitura de Sorocaba
Foguinho / Imprensa SMetal

Um estudo sobre a situação da coleta seletiva em Sorocaba será apresentada durante a audiência pública

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realiza nesta quinta-feira (7) uma audiência pública para apresentar um panorama da coleta seletiva na cidade. O evento, que acontece das 14h às 17h no Salão de Vidro do Paço Municipal, consiste na discussão do Plano de Coleta Seletiva do Município de Sorocaba. A participação é aberta a todos que tiverem interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura ou que desejam apresentar sugestões ou questionamentos sobre o tema.

Conforme destaca o secretário Oduvaldo Denadai, o principal objetivo da audiência é a apresentação do diagnóstico da coleta seletiva realizada pela Secretaria de Serviços Públicos no município. O diagnóstico aponta, entre outros aspectos, a origem, volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final praticadas atualmente. Aponta, também, a possibilidade de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios para coleta seletiva, considerando, nos critérios de economia de escala, a proximidade dos locais estabelecidos e as formas de prevenção dos riscos ambientais.

O estudo traz também a situação e o número de catadores informais, autônomos e outros que não estão vinculados às cooperativas de Sorocaba, bem como o destino dos resíduos coletados por estes catadores. Outro ponto importante contido no diagnóstico é a logística de movimentação dos resíduos de coleta seletiva (veículos, pessoas, rotas, custos) desde o recebimento até a comercialização por núcleo e por cooperativa.

Poderão participar da audiência todos os cidadãos maiores de 18 anos, representantes de instituições e organismos de todas as naturezas representativas dos segmentos da comunidade local, além de pessoas jurídicas interessadas.

Os participantes poderão fazer sugestões ou questionamentos pertinentes ao tema, pessoalmente durante a audiência ou encaminhá-los à Secretaria de Serviços Públicos até o dia 6 de maio de 2015, por meio de protocolo no balcão de atendimento da Serp (das 8h às 17h), ou ainda pelo e-mail [email protected] que deverá trazer no assunto “Consulta Pública Plano de Coleta Seletiva”.

tags
coleta seletiva meio ambiente prefeitura de sorocaba resíduos sólidos Sorocaba
VEJA
TAMBÉM