?O vereador Izídio de Brito (PT)? promoverá n?a noite desta quarta-feira (5) uma audiência pública com o objetivo de discutir alternativas para o aumento da área ??do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Sorocaba? ?. A discussão acontecerá ?na Câmara Municipal, a partir das 19 horas? e será aberta ao público interessado?, tendo em vista a ampliação dos cursos ofertados pela unidade.
??De acordo Izídio de Brito, o IFSP veio para Sorocaba em 2014 com um acordo junto ao Executivo de que ficaria instalado provisoriamente no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar de Sorocaba, no Santa Rosália.
??”Desde 2010, quando cogitamos inicialmente trazer uma unidade para a cidade, várias áreas foram cogitadas e vistoriadas, mas mesmo após a instalação do campus, a prefeitura não deu andamento ao projeto. Com isso, o IFSP não pode ser ampliado como deveria”, explica Izídio.
?No dia 26 de agosto, o vereador se reuniu com a diretora do campus do IFSP Sorocaba, Marli Za?val?a, para tratar das carências da unidade. Na ocasião, ela esclareceu que para ampliar a oferta de cursos gratuitos à região metropolitana, sem o apoio da prefeitura, estão firmando parcerias. “Neste semestre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba também nos cedeu salas para a realização de cursos em sua sede”, contou ?Zavala na reunião.
?”Mesmo assim, a implantação do ensino médio integrado, curso de período integral com duração de três anos nos eixos de gestão e indústria, por exemplo, dependem de espaço adequado que já deveria ter sido cedido pela prefeitura. E vamos cobrar por isso”, garante Izídio de Brito.
??Atualmente, o IFSP oferece cursos técnicos em administração e eletrônica. Com cerca de dois anos de atuação, a unidade já ofereceu cerca de 500 vagas, entre cursos técnicos e Pronatec.