Retrospectiva

Atual gestão negociou 13,31% de reajuste salarial para trabalhadores

Campanha Salarial foi uma das prioridades em negociações realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos durante o mandato dos últimos quatro anos (2017-2021)

Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Ato organizado em 2017 pelo SMetal fez parte da Jornada de Lutas de abril, que preparou a classe trabalhadora para uma greve geral no mesmo ano

Os avanços nos benefícios e direitos dos trabalhadores metalúrgicos de Sorocaba e região se deram por muita luta e articulação do SMetal nesses quatro anos. Durante este período foi conquistado reajuste salarial de, respectivamente, entre 2017 e 2020: 1,73%; 5,00%; 3,64% e 2,94%. Somando, nos últimos quatro anos, 13,31%.

Em 2020, por exemplo, os acordos da Campanha Salarial, garantidos pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, beneficiaram mais de 96% da categoria.

Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal

O secretário de finanças da FEM/CUT e dirigente do SMetal, Adilson Faustino (Carpinha) (foto), afirma que as vitórias dos metalúrgicos vieram de muita luta. “Foram diversas manifestações e mobilizações durante esses anos. Mesmo diante da retirada de direitos, estivemos lutando incansavelmente pelos trabalhadores”, completa Carpinha.

Grupo 10

Nos quatro anos desse mandato, o Grupo 10, composto por pequenas e micro empresas, não apresentou nenhuma proposta de reajuste. O Sindicato realizou a negociação por empresa, alcançando cerca de 887 acordos.

Convenção Coletiva

Divulgação
Balanço dos reajustes conquistados durante as Campanhas Salarias dos últimos quatro anos

A crise dos patrões é historicamente paga pelos trabalhadores. Em um momento de reformas e retiradas de direitos, as Convenções Coletivas dos Metalúrgicos têm função de preservar garantias inerentes ao salário, segurança no trabalho, jornada, estabilidade e, até mesmo, aposentadoria.

Divulgação

Nesses quatro anos, o SMetal garantiu a renovação das cláusulas sociais da CCT nas negociações.

Salvaguarda

Diante da Reforma Trabalhista de 2017, que acenava em direção ao desmonte dos direitos dos trabalhadores no país, as entidades metalúrgicas se reuniram para discutir a Cláusula de Salvaguarda.

Este mecanismo foi negociado para garantir que nenhum item da Reforma fosse aplicado sem diálogo com o Sindicato. Sorocaba foi uma das cidades, a nível nacional, em que os trabalhadores mais conquistaram acordos pela Salvaguarda.

Campanha Salarial convenção coletiva cut fem mandato 2017 - 2021 Negociações reajuste reajuste salarial retrospectiva salvaguarda