Busca
Brasília

Ato reforça luta em defesa da Petrobras e pela democracia

No centro das reivindicações está a defesa pela manutenção da Lei da Partilha, que destina recursos do pré-sal ao cumprimento de metas da educação

Rede Brasil Atual
FUP

Categoria enxerga projeto de José Serra como ‘entreguista’

São Paulo – Está marcada para hoje, dia 14, às 11h, em Brasília, manifestação em defesa da Petrobras e pela democracia organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras. O ato tem apoio da CUT e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), entre outras entidades representantes dos movimentos sindical e sociais. O objetivo é a defesa do destino de recursos do pré-sal para a educação, no cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Para o coordenador da FUP, José Maria Rangel, ações organizadas na semana passada, em todo o país, “evitaram que um projeto entreguista fosse votado às pressas, sem devido entendimento dos parlamentares e da sociedade”. Rangel refere-se ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, de autoria de José Serra (PSDB-SP), que propõe a redução da participação da Petrobras nos consórcios para exploração na camada do pré-sal. A votação, caso permanecesse em regime de urgência, seria realizada no último dia 6. O adiamento foi comemorado pelos petroleiros.

A manifestação de amanhã é parte de atos organizados pela categoria, que aprovou a luta em defesa da Petrobras, para que o pré-sal se mantenha como patrimônio nacional. “Sabemos que, se este projeto passar, perderemos o controle sobre este recurso fundamental para as conquistas sociais que tivemos nos últimos doze anos”, argumenta o coordenador da FUP.

tags
Central Única dos Trabalhadores cut Federação Única dos Petroleiros Frente Parlamentar Mista FUP jose serra Plano Nacional de educação pne PSDB
VEJA
TAMBÉM