Busca
Busca
Sorocaba

Ato público vai defender a democracia e criticar o ajuste fiscal

Centrais sindicais e movimentos sociais realizarão no sábado, 3, ato público na Praça Coronel Fernando Prestes, a partir das 10h, em defesa da democracia, soberania nacional e contra o ajuste fiscal

Imprensa SMetal
Arte: Lucas Delgado/Imprensa SMetal

Em nota à imprensa, a organização do ato convida toda população que defende a democracia e os direitos sociais a participarem da atividade no sábado

Centrais sindicais e movimentos sociais que atuam em Sorocaba vão realizar na manhã de sábado, dia 3, um ato público na Praça Coronel Fernando Prestes, a partir das 10h, em defesa da democracia, da soberania nacional e contra o ajuste fiscal do governo.

A manifestação está sendo organizada pela recém-lançada Frente Brasil Popular de Sorocaba e Região, que agrega dirigentes sindicais, estudantes, movimentos populares e coletivos de diversos segmentos sociais.

“Defendemos a democracia e não aceitamos articulações golpistas da direita, que pretende fazer as liberdades civis regredirem no Brasil. Mas também não concordamos com a atual política econômica do governo, que tem sacrificado as camadas mais pobres da população e colocado em risco direitos trabalhistas e sociais”, explica Alex Sandro Fogaça, membro da direção executiva do SMetal e coordenador da subsede da CUT, que faz parte da Frente Popular da Região de Sorocaba.

O ato público em Sorocaba segue o calendário da Frente Brasil Popular, que está convocando manifestações em várias regiões do país neste sábado com o tema “Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobras e Contra a Política de Ajuste Fiscal”.

Petrobras

A defesa da Petrobras também será tema do ato em Sorocaba, pois, segundo Alex, “os casos comprovados de corrupção têm que ser punidos, mas a empresa estatal Petrobras, uma das maiores do mundo, tem que ser preservada. Além dela ser um patrimônio nacional, muitas empresas privadas que fornecem produtos e serviços para a Petrobras estão sendo prejudicadas pela campanha depreciativa que a direita vem fazendo contra a estatal”.

Outros temas

O SMetal sugeriu ainda assuntos a serem divulgados durante a manifestação na praça, como o repúdio ao projeto de lei da terceirização no trabalho (PLC 30, antigo PL 4330), a defesa de uma reforma política verdadeira (que não é a reforma do Eduardo Cunha), a democratização da mídia, a taxação de grandes fortunas e do capital especulativo e a defesa da construção de um Hospital Municipal em Sorocaba.

Em nota à imprensa, a organização do ato em Sorocaba convida toda a população que defende a democracia e os direitos sociais a participarem da atividade no sábado. “Venha e traga seu cartaz, faixa ou outro material [visual ou de texto] para se juntar a nós”.

“Venha. Vamos assegurar a preservação dos compromissos e avanços desta última década. O momento é agora, de mostrarmos a nossa capacidade de articulação e compromisso em defesa dos avanços sociais e do desenvolvimento do Brasil”, convoca um panfleto da Frente Popular.

Frente Brasil Popular em Sorocaba

Confira algumas entidades e coletivos que participam da Frente Popular em Sorocaba. Como o movimento é aberto, novas instituições podem se juntar à coordenação até a manifestação de sábado.

Subsede da CUT e sindicatos filiados, CTB regional e sindicatos filiados, Levante Popular, DCE Uniso, União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Sem-Terra (MST), Juventude do PT (JPT) e estudantes da UFSCar Sorocaba.

tags
Ajuste Fiscal Alex Sandro Fogaça ato público defender a democracia Eduardo Cunha Frente Brasil Popular petrobras pl 4330 PLC 30 praça coronel fernando prestes Sorocaba
VEJA
TAMBÉM