Busca
Busca
Economia

Atividade econômica cresce 3,1% no primeiro semestre

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta um crescimento acumulado de 3,1% de janeiro a julho. Considerado uma espécie de prévia do PIB, o dado foi divulgado dia 13 de setembro

FEM/CUT

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta um crescimento acumulado de 3,1% de janeiro a julho. Considerado uma espécie de prévia do PIB, o dado foi divulgado na sexta-feira,13, pelo BC e frustra a oposição conservadora.

Apesar da leitura pessimista – graças ao índice isolado do mês de julho em relação a junho, que apresentou queda de 0,33% – feita pela maior parte da grande mídia, o IBC-Br acumulado no ano é amplamente positivo e reflete o bom momento da economia brasileira, em recuperação após o recrudescimento da crise financeira internacional em 2012.

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), o índice do Banco Central é mais um dado que atesta a correção da política macroeconômica do governo. “O IBC-BR, que serve de referência para o mercado monitorar a atividade econômica, é mais uma prova cabal da eficiência da condução da economia do governo da presidenta Dilma Rousseff, que é muito bem executada pelo ministro Mantega”, afirmou o líder.

Economia

Guimarães também disse que o incremento constante e sustentável da atividade econômica é “um duro golpe nos agourentos de plantão” que torcem contra o crescimento da economia brasileira.

Outro deputado da bancada do PT na Câmara, Ricardo Berzoini (SP), ressalta que os indicadores econômicos não podem ser lidos de forma pontual e isolada. “Esse índice, assim como os demais, deve ser lido num período mais longo, não pode ser avaliado com base no resultado de um único mês. E, sem dúvida, o IBC-Br mostra um dinamismo importante da nossa economia, sobretudo num cenário de crise internacional como o atual momento”, ponderou o parlamentar paulista.

Para Berzoini, o País caminha para um bom resultado em 2013, aquém do que se gostaria, mas positivo no contexto internacional, o que denota o acerto da postura contracíclica adotada pelo governo, em contraste com o discurso pessimista da oposição. “Boa parte dos meios de comunicação, aliados às lideranças partidárias do PSDB e do DEM, entre outras, usa um discurso que joga contra a realidade das pessoas, que vivem um cotidiano completamente distinto do que apregoam essas lideranças oposicionistas”, criticou.

“Os investimentos do PAC, do Minha Casa, Minha Vida, o consumo do mercado interno, entre outros elementos, fazem a sociedade perceber que é possível superar a crise com trabalho e com as corretas ações governamentais. E esse entendimento tem promovido a recuperação da popularidade da presidenta Dilma Rousseff”, completou Berzoini.
Em comparação com o mês de julho do ano passado, a atividade econômica cresceu 2,6%. Já nos últimos doze meses, o IBC-Br cresceu 2,3%.

O resultado se deve às medidas adotadas pelo governo, tais como a redução do IPI para linha branca (geladeiras, fogões e outros produtos) e para automóveis, a desoneração da folha de pagamento das empresas com a substituição do recolhimento das contribuições previdenciárias, de 20%, para a base de cálculo sobre o faturamento bruto das empresas, com alíquotas de 1% a 3%, entre outras ações.

tags
Banco Central Economia indice de crescimento
VEJA
TAMBÉM