Os trabalhadores da Clarios, dos turnos 6×1 e 6×2, reprovaram as propostas negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). As votações aconteceram em duas assembleias distintas, uma para cada turno, entre a quinta-feira, 25, às 16h, e a sexta-feira, 26, também às 16h.
Na assembleia destinada para os trabalhadores do turno 6×2, a reprovação da proposta se deu por falta de quórum. Ao todo, 730 funcionários atuam nesse setor e podiam participar. No entanto, apenas 32,47% votaram, número que corresponde a 237 pessoas.
Já na votação do acordo para o turno 6×1, dos 47 trabalhadores que votaram, 44 (93,62%) disseram optaram pela não aprovação. Outros três (6,38%) funcionários foram favoráveis a proposta.
Para Antônio Welber Filho, o Bizu, do CSE da Clarios, diante do resultado, o caminho é reavaliar as duas propostas. “Entendo que será preciso mais tempo para falar com os campanheiros, para discutir eventuais mudanças ou ajustes, porque uma proposta depende da outra”.
Ele completa que a decisão dos trabalhadores é soberana. “O Sindicato presa pela democracia e sempre respeita o resultado da votação, que é o desejo da maioria”.
As duas assembleia foram realizadas pela plataforma exclusiva, criada pelo SMetal e a Pandora Soluções. Nessa, os trabalhadores exercem o direito de participar das decisões de forma segura, sem risco de uma possível contaminação pela Covid-19.